Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Voz docente: Um instrumento de trabalho em crise
José Laércio Souza Costa, Renata D'Arc Scarpel

Resumo


Introdução: A voz caracteriza-se por ser um recurso didático valioso no processo ensino- aprendizagem, é um elemento de grande importância para o bom desempenho profissional e atuação do professor na sala de aula, bem como, um componente construtivo da identidade do professor enquanto trabalhador e profissional da voz. O mau uso e o abuso da voz são os grandes responsáveis por alterações vocais, em profissionais da voz, principalmente se estas coexistirem com problemas de saúde, estilo de vida e condições de trabalho inadequados.Objetivo: Analisar o que os professores de uma Escola Pública de Ensino fundamental de São Gonçalo dos Campos - BA referem ao fazer uso da voz prolongada, verificar os sinais e sintomas apresentados pela experiência docente e analisar os hábitos vocais e as condições de trabalho dos professores.Método: Foi realizado um estudo transversal com sete professores, sendo seis do sexo feminino e um do sexo masculino que atuavam profissionalmente no ensino fundamental numa escola de pequeno porte na cidade de São Gonçalo dos Campos – Ba. Os docentes responderam dois questionário que versavam sobre hábitos vocais / condições de trabalho e outro que versava sobre a situação funcional, sinais e sintomas vocais e características do uso da voz de forma prolongada. Um questionário era composto de 16 questões e o outro de seis questões, sendo que duas delas os pesquisado poderiam marcar mais de uma alternativa. Resultados: Na autoavaliação dos hábitos vocais a maioria apresentou hábitos vocais inadequados para a preservação da voz como dar risadas altas (7), gritar em sala de aula (5), gritar fora do trabalho, fazem uso de bebidas alcoólicas, tossir para limpar a garganta. Quanto as condições de trabalho a maioria caracteriza seu ambiente de trabalho como estressante(5), empoerado (5) e barulhento(5) e ainda trabalham com giz (7). Quanto aos sinais e sintomas a maioria refere fadiga vocal (4), garganta seca(4), fazer força para falar(4).Considerações finais: Os hábitos apresentados pelos professores não são condizentes com indivíduos que necessitam usar a voz profissionalmente. A maioria dos professores referiu um número extenso de elementos das condições de trabalho que são prejudiciais a saúde vocal do profissional da voz Observou-se que os docentes apresentam uma carga horária de risco para um profissional da voz. Apresentam um número grande de sinais e sintomas e podem não relacionar estes com sua atividade profissional. Além disso, podem estar fazendo o uso inadequado da voz gerando desgaste e redução do seu rendimento vocal em sala de aula.