Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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TESTE RÁPIDO ANTI-HIV DIAGNÓSTICO: REALIDADE NA SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
Daila Alena Raenck da Silva

Resumo


Atualmente frente ao grande número de pessoas infectadas com HIV busca-se o controle imediato da epidemia. Uma das estratégias encontradas pelo Município de Porto Alegre foi implantar na rede de Saúde Pública o Teste Rápido Anti-HIV como diagnóstico. Objetivo: Avaliar através de dados preliminares o motivo para a busca do conhecimento da sorologia e o meio de conhecimento da existência do Teste Rápido Anti-HIV em Porto Alegre. Método: Estudo transversal retrospectivo, desenvolvido em um Centro de Saúde de Porto Alegre, com pacientes que buscavam espontaneamente o serviço para realizar o Teste Rápido Anti-HIV. Foi utilizado um instrumento de coleta para a obtenção dos dados. Resultados: Foram incluídos 70 pacientes com 38,3 ± 15,9 anos, 43 (61,4%) do sexo masculino, 43 (61,4%) solteiros. Os motivos para conhecimento da sorologia nessa amostra foram: 23 (32,9 %) curiosidade, 15 (21,4 %) exposição sexual. As formas de conhecimento do Teste Rápido Anti-HIV citadas pelos pacientes foram (42,9%) campanhas públicas e 31 (44,3%) meios de comunicação. Discussão: Observou-se uma maior procura pelo diagnóstico por pessoas solteiras do sexo masculino. Os motivos mais citados pela busca do teste rápido Anti-HIV são: a curiosidade, a exposição sexual por relação desprotegida e o desejo de prevenir o HIV. A existência de dois fatores impulsiona significativamente a busca dos indivíduos pelo conhecimento da sua sorologia: as campanhas públicas e os meios de comunicação. Conclusão: Os pacientes apresentam resultados claros das suas motivações para conhecimento do diagnóstico, demonstrando o quanto às políticas de saúde podem colaborar para o aumento da procurar da sorologia para HIV. Diante desses fatos fica evidente a necessidade da ampliação do uso da tecnologia do Teste Rápido Anti-HIV, bem como a sua divulgação pelos meios de comunicação e o investimento em campanhas que mobilizam a população.