Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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TRABALHO DE CAMPO NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA DE NITERÓI: IMPRESSÕES DE ACADÊMICOS E ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EM UM CONTEXTO DE TRAGÉDIA AMBIENTAL
Mônica Gouvêa, Michelle Teixeira, Elisete Casoti

Resumo


O departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde da Comunidade/ UFF, promove a aproximação entre alunos de Odontologia e o Programa Médico de Família de Niterói (PMF) desde 2005. Docentes, discentes e equipes de saúde percorrem o território, realizam diagnóstico de necessidades de saúde de famílias (Cecílio, 2001), aperfeiçoam projetos terapêuticos e desenvolvem planos de intervenção. Em 2010, o município de Niterói sofreu vários deslizamentos de terra devido ao alto índice pluviométrico, o que causou óbitos e deixou feridos e desabrigados. A tragédia acometeu muitas das áreas de risco social em que os acadêmicos UFF realizam o trabalho de campo e docentes e profissionais PMF, preocupados com a comunidade e com os acadêmicos, propuseram uma sistemática de problematização nestes cenários. O objetivo deste relato é apresentar as impressões dos alunos sobre a aproximação com profissionais, territórios e famílias afetadas pela tragédia, apontando a estratégia pedagógica adotada, na perspectiva de contribuir para que outras instituições possam lidar com realidades semelhantes, considerando que áreas de risco social estão mais sujeitas a esse tipo de tragédia. Adotou-se a técnica de grupo focal envolvendo docentes, profissionais PMF e alunos, estudo de diários de campo e relatos de impressões individuais dos acadêmicos. Os dados foram trabalhados segundo a técnica de análise de conteúdo. Para os alunos o campo despertou sentimentos de medo, solidariedade e tristeza, ao aproximá-los de uma realidade assustadora. A estratégia pedagógica adotada estimulou a reflexão e a revisão de valores. Trabalhou-se na lógica da problematização, através da escuta qualificada, diálogos permanentes e rodas de conversas. Essa estratégia possibilitou identificar grupos mais angustiados, acolher suas percepções e propor abordagem pedagógica adequada ao momento de aproximação com as famílias atingidas pela tragédia. A estratégia pedagógica adotada foi positiva e adequada ao contexto vivenciado, sendo percebida pelos sujeitos envolvidos como uma postura ética diante das dificuldades vivenciadas pelas comunidades e profissionais de saúde. O processo coletivo vivenciado fortaleceu os laços entre docentes e profissionais de saúde no cotidiano do trabalho e ensino no PMF.