Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Uma ação comunitária para educação e resgate da visibilidade social – Um relato de experiência
Claudimar Freire, Jacqueline Oliveira Silva, Angélica Duarte Lima, Thaise Nunes, Jonas Rocha Abreu, Kamile Kronbauer, Pedro Ribeiro, Maria de Fátima Oliveira Lima, Roger Pereira

Resumo


A dinâmica da educação permite a promoção de experiencias através de ações populares que resultem em um processo conscientização, crítica e conhecimento dentro do ambiente formal ou informal. A proposta deste relato é descrever uma experiência de ação em uma associação comunitária no bairro Belém Velho em Porto Alegre/RS, que possui convênio governamental do Serviço de Apoio Sócio Educativo (SASE). Esta instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do programa PET Conexões de saberes, intitulado Participação e Controle Social em Saúde. Através de estratégias metodológicas de oficina de autodiagnóstico institucional, foto documentação, reuniões e entrevistas com funcionários e usuários do SASE foram identificados e discutidos focos e propostas para definição de um plano de ação. Foram verificados os seguintes aspectos prioritários: constituição precária dos espaços e infraestrutura, poucas condições de saúde ambiental tais como salubridade mínima: arejamento, iluminação, limpeza, ordenação espacial, dentre outros. Além destes focos, também identificamos a ausência de valorização e significação do espaço e serviços ofertados tanto pelos funcionários quanto pelos usuários. Como proposta da ação, foi realizado um mutirão envolvendo a mobilização de funcionários, população do bairro, universidade e parceiros, valorizando nesta complexidade a diversidade dos grupos e atores sociais para promover a troca de saberes. Os objetivos foram oportunizar a reapropriação do espaço por parte dos trabalhadores e usuários através da revitalização do espaço físico SASE de Belém Velho, redução das condições de insalubridade do ambiente pedagógico e de trabalho e introdução de princípios de sustentabilidade ambiental. Como resultados obtivemos o saneamento geral do ambiente, a criação de uma sala para acolhimento dos alunos, promovemos a reciclagem de materiais que anteriormente entulhados na instituição, tiveram um novo aproveitamento. Como resultados pedagógicos citamos o entendimento da lógica de um processo organizacional, motivação e trabalho em equipe multicultural, divisão ordenada de tarefas, preservação ambiental, sustentabilidade e voluntariado. Observamos também a grande participação da comunidade dando visibilidade à instituição como um todo e manutenção do interesse participativo de pais e mães dos alunos atendidos.