Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Kelly Araújo de Moura, Antonio Raphael Gomes Vieira, Francisco Eldo Bezerra Junior, Carlos Eulanio Barbosza Mateus, Yasmin de Oliveira Melo Maciel, Regina Cláudia Melo Dodt

Resumo


A promoção de recursos tecnológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) aumenta a eficácia da prestação de serviços de saúde. Fazendo-se necessário intensificar a relação da tecnologia da informação (TI) à gestão institucional. A regulamentação de novas tecnologias a serem implementadas, para melhorar a prestação de serviços, ocorre inicialmente avaliando o local, verificando a estimativa de custo. A avaliação de tecnologias em saúde (ATS) junto à ANVISA fiscaliza a entrada destas tecnologias. Preocupa-se em estabelecer uma relação proporcional a sua implantação e as necessidades da população, a partir de evidências científicas para o processo de tomada de decisão em saúde. A aplicação da TI em saúde traz muitos benefícios. Integra todas as informações necessárias ao gerenciamento dos três níveis de atendimento (primário, secundário e terciário). Neste contexto, existe um sistema chamado Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), onde todas as informações referentes ao paciente (pessoais, histórico de doenças, receituário, exames) são armazenadas e protegidas em um banco de dados confidencial, tornando o fluxo de informações mais rápido e seguro, socializando-as apenas com pessoas legalmente autorizadas. Este estudo objetiva relatar experiências sobre aplicações práticas da TI na prestação de serviços à saúde. Foi desenvolvido um estudo tipo relato de experiência, acerca da vivência das aplicações práticas da TI no ambiente de trabalho de um hospital privado, de atenção secundária, situado na cidade de Fortaleza-CE. Foi observado que os profissionais de saúde, após processo de capacitação, efetivam a alimentação do banco de dados. Este facilita a administração de todos os setores da instituição, integrando as informações relevantes a esse processo. Percebe-se que sua implantação fornece subsídios não disponíveis pelo sistema de papel: diminuindo a desorganização e/ou perda de dados, reduzindo as filas de admissão e a carga administrativa dos profissionais, contribuindo além da qualidade assistencial com o clima organizacional. O PEP é uma ferramenta que contém todos os dados do paciente, promovendo o diagnóstico médico e de enfermagem seguro, prevenindo erros terapêuticos, agilizando o atendimento e assegurando sua qualidade. Concluímos que a TI viabiliza o gerenciamento dos programas de saúde pública. É importante seu desenvolvimento por impactar positivamente na qualidade e eficiência destes serviços, tornando-se relevante sua aplicação no SUS.

Palavras-chave


Atenção à Saúde. Tecnologia da Informação. Gestão da Informação em Saúde. Enfermagem.

Referências


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