Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA SISTÊMICA INTEGRATIVA NA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE
Miriam Carmen Rivalta Barreto, Marco Tulio

Resumo


A Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP-CE) foi fundado em 1993 e é considerada uma instituição de ensino superior. A ESP-CE tem a missão de promover a formação e educação permanentes, pesquisa, extensão, inovação e produção tecnológica na área da saúde, integrando ensino-serviço-comunidade. Hoje, a ESP-CE criou uma rede de colaboração em recursos humanos da saúde que atende aos municípios cearenses e troca experiências com universidades e instituições de saúde do Brasil e do exterior, sendo que uma das suas conquistas mais recentes é a expansão da Residência Integrada em Saúde (RIS/ESP-CE) que abrange as Residências Médica e Multiprofissional na Rede de Atenção Básica e de Saúde Mental. O compromisso ético-político com o Sistema Único de Saúde é a grande missão dos residentes que integram RIS/ESP-CE, que após 2 anos estarão mais preparados para assumirem o protagonismo na consolidação do Patrimônio Brasileiro – SUS. Os residentes da multiprofissional cumprem um cronograma de atividades teóricas e participam de atividades que incluem imersão nos serviços, plantões e estágios, além de atividades na rede Especializada, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Saúde Mental, Rede Hospitalar e Gestão do Sistema, podendo ainda atuar nasredes que extrapolam o setor saúde (Rede Intersetorial). Além dessas atividades, numa ação pioneira em território nacional a RIS/ESP-CE também possibilita aos residentes a Formação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa (TCI), fortalecendo o dialogo entre o saber cientifico e o saber construído na escolada vida, ampliando a compreensão das estratégias de cuidado nos cenários de praticano Sistema Único de Saúde. Atualmente são 222 profissionais da aérea da saúde queintegram a residência multiprofissional divididas em 4 ênfases: saúde mental coletiva, saúde coletiva, saúde da família e cancerologia, sendo que 183residentes ou seja 81%, estão cursando a formação em TCI, visto que esta capacitação é opcional. Nessa perspectiva a RIS/ESP-CE em consonância com o seu projeto político pedagógico, bem como os princípios do SUS enriquece a formação dos residentes com a capacitação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa. Frente ao exposto na proposta é partilhar o êxito dessa capacitação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa tanto na dimensão pessoal, profissional e relacional dos residentes, a partir da articulação entre o saber cientifico e o saber construído na escola da vida.

Referências