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OFICINA DE APROXIMAÇÃO ENTRE EQUIPES DA GUARDA MUNICIPAL E EQUIPES DE SAÚDE DAS UPAS EM CURITIBA-PR
Resumo
Caracterização do problema: A Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), em especial com o Centro de Educação em Saúde, desenvolveram um trabalho de aprimoramento profissional, com os Guardas Municipais (GM) que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo foi ampliar a integração entre a GM e profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), compartilhando de um serviço mais acolhedor e humanizado conforme preconiza a política do HumanizaSUS. Descrição da experiência: Com vistas à consecução do objetivo, definiu-se que a GM deveria ser competente no desempenho de seu trabalho frente aos seus clientes: internos nos equipamentos da SMS Curitiba – os trabalhadores das equipes das Unidades de Saúde; e, externos – os usuários dos serviços de saúde. As capacidades exigidas para atingir as competências adentraram nas áreas cognitivas, atitudinais e psicomotoras para: (1) Auto-avaliação e Autogestão; (2) Tomada de Decisão; e, (3) Ação. A carga horária foi de 30 horas, com encontros semanais presenciais e atividades de dispersão. Delineou-se metodologia ativa com atividades de reflexão, escuta ativa, filme, dinâmicas de grupo, visita técnica na UPA e aprimoramento de temas específicos com convidados especialistas nas áreas de Saúde Mental e Urgência e Emergência. Ao final de cada semana, os grupos discutiam as fortalezas e fragilidades do processo. No total, realizaram-se dois ciclos de encontros, de agosto a novembro de 2013, com a participação de 69 GM. Efeitos alcançados: No início, mostraram-se ressabiados e resistentes quanto a metodologia, mas aos poucos foram se sentindo confortáveis para expor suas ideias. Referiram que foram valorizados pela escuta de suas demandas e os problemas que enfrentam em seu cotidiano profissional. Os GM refletiram sobre a importância da parceira com os profissionais de saúde, pois somente um trabalho de cooperação consegue acolher os usuários do sistema de forma humanizada garantindo acesso de qualidade e seguro, além de uma melhor qualidade da atenção básica. Recomendações: Trabalhar em articulação com outros atores sociais fortalece o serviço de saúde, melhora a qualidade das relações e do cuidado ofertado. Ter uma boa escuta para compartilhar as potencialidades e incômodos contribui para construir um trabalho mais prazeroso e resolutivo. A metodologia ativa se mostra muito eficaz para favorecer o aprimoramento profissional.
Palavras-chave
Metodologias ativas; Atenção Básica;
Referências
Sem referências