Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RECURSOS PEDAGÓGICOS EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO USADOS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Alexandra Pava Cárdenas, Larissa Vicente Tonacio, Kellem Regina Rosendo Vincha, Lúcia da Silva Guerra, Fernanda Cangussu Botelho, Ana Maria Cervato-mancuso

Resumo


As ações educativas para promoção da alimentação saudável são reconhecidas como essenciais dentro da Atenção Básica (AB) em Saúde, pois possuem o sentido do estímulo à autonomia e ao autocuidado. Um dos elementos que mediam estas intervenções são os recursos pedagógicos, pois facilitam a comunicação e a interação, entretanto pouco se discute a respeito deles no contexto da AB. O objetivo do estudo foi identificar o uso de recursos pedagógicos em alimentação e nutrição dentro dos grupos educativos na AB do município de São Paulo. Tratou-se de um estudo qualitativo que utilizou o método da observação sistemática. Fez-se o mapeamento dos grupos que abordassem alimentação e nutrição nas cinco Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) do município. Após, pesquisadores treinados observaram desde o inicio até o final, uma única vez, um encontro do grupo. Os achados nas CRSs foram analisados procurando tendências relacionadas ao tipo de recursos usados. Observaram-se 45 grupos, concentrados nas CRSs leste e sul. Os coordenadores foram profissionais da nutrição, enfermagem, medicina, assistência social, saúde bucal, agentes comunitários de saúde e de promoção ambiental, educadores em saúde pública, entre outros. A maioria dos grupos usou algum tipo de equipamento, material educativo e/ou meio didático ou lúdico interativo. Encontraram-se diferenças em relação ao programa ao qual grupo pertence (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, Automonitoramento glicêmico, entre outros), a população e a presença do nutricionista. Não foram observadas diferenças nos recursos pedagógicos quanto às CRSs. Dentro dos equipamentos incluíram-se: balança, estadiômetro, esfigmomanômetro e glicosímetro. Quanto aos materiais educativos encontraram-se: panfletos, exames bioquímicos e gráficos de crescimento. Os meios classificaram-se em: i) didáticos: slides, folders, manuais, cartilhas, vídeos, listas e rótulos de alimentos e ii) lúdico interativos: alimentos, pirâmide, receitas e jogos. A maioria dos profissionais utiliza recursos produzidos pelo próprio serviço e/ou profissional, não havendo uniformização. Conclui-se que os recursos pedagógicos constituem uma ferramenta importante para as ações educativas em alimentação e nutrição, todavia verificou-se que o uso e o desenvolvimento ficam restritos aos variados tipos de formação, experiência e concepção dos profissionais de saúde que podem, ou não, direcionar a autonomia e ao autocuidado.

Palavras-chave


Atenção primária à saúde; pessoal de saúde; educação alimentar e nutricional; prática de grupo

Referências


  1. BRASIL. Política nacional de promoção da saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2006.
  2. BRASIL. Política nacional de atenção básica. Brasília: Ministério da saúde, 2006a.
  3. BOOG, M.C. Educação nutricional: por que e para que? Jornal da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, ago. 2004, p.2.
  4. CONTERNO, S.F.R.; LOPES, R.E.; Inovações no século passado: origens dos referenciais pedagógicos na formação profissional em saúde. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v.11, n.3, set/dez. 2013, p.503-523.
  5. COFFEY, A.; ATKINSON, P. Encontrar el sentido a los datos cualitativos. Estrategias complementarias de investigación. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 2004.
  6. DENZIN N.K.; LINCOLN Y.S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: SAGE, 2000.
  7. FREIRE, P. Pedagogía do oprimido. São Paulo: paz e terra, 2006.
  8. JAIME, P.C. et al. Ações de alimentação e nutrição na atenção básica: a experiência de organização no Governo Brasileiro. Revista de Nutrição, Campinas, v. 24, n. 6, nov/dez. 2011, p. 809-824.
  9. LOBATO, C.P.; MELCHIOR, R.; BADUY, R.S. A dimensão política na formação dos profissionais de saúde. Physis, Rio de Janeiro,v. 22, n.4. 2012, p.1273-1291.
  10. RENOVATO, R.; BAGNATO, M. Práticas educativas em saúde e a constituição de sujeitos ativos. Texto contexto enfermagem. Florianópolis, v. 19, n.3, jul./set. 2010, p. 554-562.
  11. ROSSI, S.Q. et al. Um novo olhar sobre a elaboração de materiais didáticos para educação em saúde. Trabalho educação e saúde, Rio de Jainero, v.10, n.1. 2012, p.161-176.
  12. SANTOS, L. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, Campinas, v.18, n.5, set./out. 2005, p. 681-692.