Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elmirene Santos da Silva, Deisyane Vitoria Alves, Lara Rios Alencar Assunção, Rafanielly de Oliveira Alves, Tamires Pereira dos Santos

Resumo


Caracterização do problema: O conhecimento sobre sexualidade dos idosos ainda é pouco entre a população por ser a longevidade algo novo na humanidade. É conhecido que os idosos sofrem repres­sões culturais e preconceitos, mas, ao se abor­dar a sexualidade, as repressões são maiores. A sociedade traz o idoso como incapazes de exercer sua sexualidade, ainda que o desejo sexual se sustente em todas as fases da vida. Descrição da experiência: relato de experiência de atividade educativa realizada com idosos pelas discentes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em outubro de 2013, em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Feira de Santana-BA, tendo como tema “Sexualidade na Terceira Idade”. Confeccionou-se um folder educativo com informações sobre o que é sexualidade, sexualidade na terceira idade, tabus e preconceitos e direito ao prazer em todas as idades. O folder serviu como guia da atividade que foi conduzida de forma que permitisse que idosos expusessem dúvidas, experiências e opiniões. As enfermeirandas iniciaram indagando se os idosos sabiam o que é sexualidade e se sabiam como exercê-la. Após a explicação das enfermeirandas, foi feito bingo para descontração e foi servido café da manhã. Compareceram cerca de vinte idosos na atividade. Efeitos alcançados: foi notório que eles ficaram receosos em responder aos questionamentos, demonstrando o preconceito que têm com o tema. Os idosos, que estavam quietos, passaram a participar no decorrer da atividade, após perceberem que sexualidade é algo que não é ligado apenas ao sexo e à reprodução, estando relacionado também à realização humana, presente em todas as fases da vida. Por fim, os idosos se sentiram a vontade em falar sobre o que assistiram, mostrando que sabem como exercer a sexualidade e que de fato exerciam, apenas deixavam isso subentendido devido preconceito da sociedade. Essa atividade foi relevante, pois os idosos entenderam que as discussões sobre sexualidade na terceira idade, na maioria das vezes, não são feitas devido à crença de que esse tema é “impróprio” para o idoso e que ele não precisa exercer sua sexualidade, o que não são verdades. Recomendações: é preciso entender que as pessoas da terceira idade são possuidoras de direitos e que têm o direito de exercer sua sexualidade, como os demais indivíduos das diferentes faixas etárias. Desta forma, entende-se que a Educação em Saúde pode ser usada como ferramenta para essa conscientização.

Palavras-chave


Sexualidade; Educação em Saúde; Idoso

Referências


1 L. Norma R. Salini et al. Namoro na terceira idade e o processo de ser saudável na velhice: recorte ilustrativo de um grupo de mulheres.  RBCEH. Passo Fundo, p. 51-63, jan./jun. 2006

 

2 D.Vasconcelos et al. A sexualidade no processo do envelhecimento: novas perspectivas - comparação transcultural. Estudos de Psicologia. Natal, v. 9, n.3, p.413-419, 2004.

 

3 C. Marilu Chaves. Rompendo o silêncio: desvelando a sexualidade em idosos. Texto & Contextos. Porto Alegre, n. 4, dez. 2005.