Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM ESCOLARES NO INTERIOR DO AMAZONAS
Luana Catarina Marinho Serruya, Ábner Souza Paz, Alef Alioscha Andrade Maia, Giuseppe Lemos Pertoti de Figueiredo, Celsa da Silva Moura Souza, Anne Caroline Gomes de Lima

Resumo


Introdução: Um dos pilares para a formação universitária são os projetos de extensão que desenvolvem trabalhos sociais humanizando as formas de oferecer os serviços à comunidade. Dentre as linhas do projeto de extensão, a saúde do escolar é caracterizada pelo monitoramento do crescimento, analisando o estado nutricional da criança para desenvolver ações de saúde adequadas. Por isso, a importância dos protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para verificar se o crescimento está se aproximando ou não do padrão esperado na curva de crescimento e quais os motivos que levam a esses desvios. Objetivo: Avaliar a antropometria de 57 escolares de escola Municipal da zona rural de Novo Airão, interior do Amazonas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo na zonal rural do município de Novo Airão que avaliou o perfil nutricional de 57 escolares de escola pública com idades entre 4 e 13 anos através da análise antropométrica. Foram utilizados os protocolos do SISVAN, sendo assim houve cálculos de: IMC, estatura, peso e avaliação desses índices antropométricos. Para quantificar os dados em escore z e percentil foi utilizado o programa WHO Anthro. Além disso, nutricionistas da equipe procederam a exames físicos nutricionais das crianças. Resultados: Foram detectados níveis de magreza em 22 crianças, ou seja 38,56% da amostra. Há 4 crianças com obesidade ou sobrepeso (7,01% do total) e eutrofia nas 31 crianças restantes, correspondente a 54,39%.Conforme análise pelo percentil há 16 crianças (28,1%) com peso baixo para idade. Constatou-se que 31 crianças (54,39%) estão com peso por idade abaixo do percentil 50 (P50), denotando desnutrição aguda e 35 delas  (61,40%) possuem IMC abaixo do P50, caracterizando desnutrição crônica. Conclusão: O estado nutricional está intimamente ligado à situação de vulnerabilidade social da amostra visto que as condições socioeconômicas observadas são sofríveis. A antropometria dos escolares estudados revelou uma situação comum de populações periféricas, com alto índice de crianças desnutridas ou com risco de desnutrição. Apesar de a maioria das crianças apresentarem graus de normalidade com relação a IMC e Peso por idade, os exames físicos detectaram casos de crianças com marasmo, kwashiorkor e deficiência de micronutrientes. Dessa forma se fazem necessários mais estudos sobre o consumo alimentar aprofundado dessa população, visando educação alimentar e nutricional para melhoria dessas condições e minimização da vulnerabilidade social existente.

Palavras-chave


Segurança Alimentar e Nutricional;Antropometria

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação-Geralda Política de Alimentação e Nutrição. Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN: orientações básicas para acoleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, no prelo.

World Health Organization. WHO Child Growth Standards: Length/height-for-age, weight-for-age, weight-forlength,weight-for-height and body mass index-for-age. Methods and development. WHO (nonserial publication).Geneva, Switzerland: WHO, 2006.