Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ASSUNÇÃO: RESPONSABILIZANDO E CUIDANDO DAS FAMÍLIAS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORAS DA ÁREA DE COBERTURA DA UBSF SÍTIO ASSUNÇÃO – TERESÓPOLIS – RJ
Joao Pedro Nascimento Carvalho, Flávia Araújo Azevedo, Catarina Feistauer, Pedro Henrique Oliveira, Renata Cochinski, Ana Clara Campanati

Resumo


O projeto de extensão “Assunção: Responsabilizando e cuidando das famílias e crianças e adolescentes moradoras da área de cobertura da UBSF Sítio Assunção – Teresópolis – RJ”, surge da necessidade de promover melhoria das condições de vida e de saúde, voltadas às famílias e crianças que residem nas áreas do Quebra Frascos, Jardim Serrano e Caleme em Teresópolis, cidade da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Para além de receber a denominação Assunção, cujo significado é responsabilizar, fica a proposta de apoio em diferentes áreas, em especial, na área da saúde, às famílias que foram atingidas em janeiro de 2011, pelo maior desastre natural do Brasil e 10º do mundo. Esta tragédia afetou a vida destas pessoas, moradoras destas localidades, e trouxe marcas importantes na vida das crianças e adolescentes, que tiveram seus lares atingidos, perderam amigos e parentes, deixando indeléveis marcas em suas vidas. Portanto, ao propor este projeto, o que intencionamos é reconstruir os pilares da cidadania para estas crianças e adolescentes, a partir do desenvolvimento de ações que promovam a “Assunção” de todos na melhoria da qualidade de vida e de saúde. Esta proposta articula as dimensões ensino, pesquisa e extensão, tomando como base a participação efetiva de docentes, integrando-os com os estudantes do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Crianças e Adolescentes; Resgate da Cidadania

Referências


AUGUSTO, M. Comunidade Infantil - Creche, 2a. ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,

1985. 164 p.

AGUIAR et al. A Saúde da Criança. In: LEÃO, E. et al. Pediatria Ambulatorial, 2a. ed., Belo  Horizonte, Cooperativa Editora e de Cultura Médica, 1989, p. 1-5.

BAUMAN,Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina: v.17, n. esp., p.7-17, 1996

CORRÊA, E. J.; CHOMPRÉ, R. R. O Atendimento à Criança pela Equipe de Saúde. In: LEÃO, E. et al. Pediatria Ambulatorial, 2a. ed., Belo Horizonte, Cooperativa Editora e de  Cultura Médica, 1989, p. 7-9.

CORRÊA, E. J. Controle da Saúde da Criança em Creche ou Escola. In: Encontro de Experiências Extramurais da Saúde, 1, Belo Horizonte, 1991. Anais do I Encontro da Extensão e Experiências Extramurais da Saúde, UFMG-NATES, Belo Horizonte, 1992, p.

241-247.

Da Saúde. In: Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília, Ministério da  Educação, 1988. Título VIII, cap. II, seção II, p. 133-134.

Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, Ministério da Criança / Projeto Minha Gente,  1991, 110 p.

SCHERER-WARREN I. Cidadania sem fronteiras: ações coletivas na era da globalização. São Paulo: Hucitec, 1999.