Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INVESTIGAÇÃO DE MORTE MATERNA: A EXPERIÊNCIA DE UMA CAPITAL NORDESTINA
Bruna Bárbara Fernandes Moura, Adriano Rodrigues de Souza, Elitaianne Keite Moreira de Sousa, Mara Mayane Beserra Martins, Maria Edleusa Soares Galvão, Fernanda Cristina Alves Dote, Fernanda Rachel Pereira de Moraes Trindade, Nathalia Lima Alves Gomes, Ana Karolina Costa de Oliveira, Yuri Nascimento Braga, Renata Juliana Pereira de Moraes Trindade

Resumo


Caracterização do Problema: A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece o registro civil de todas as mortes com a certificação médica de suas causas como um método adequado para mensurar a mortalidade materna. A recomendação de vigilância dos óbitos para a correta classificação de suas causas evitando a subnotificação da morte materna (MATIAS, PARPNELLI, NUNES et al, 2009). A partir deste contexto torna-se essência a implantação de investigações maternas em todos os óbitos em mulheres de idade fértil, baseado nesta afirmação nos questionou: Como se estrutura as investigações de Morte materna na cidade de Fortaleza?. Objetivando responder a tal questionamento nos propormos a descrever a sistemática de investigação de morte materna no município de Fortaleza-CE. Descrição da experiência: Foram registrados 25 óbitos maternos até o momento de confecção deste estudo. Ressaltamos que todos se encontram investigados, sendo 13 com investigações completas e 12 com pelo menos uma das três fichas de investigação preenchidas. A ausência dos preenchimentos de algumas das fichas de investigação é justificada por se tratar de casos que não requerem o preenchimento de todos os formulários ou por recusa dos familiares o por transferência de endereço dos mesmos. Todos os óbitos investigados já foram encaminhados ao comitê de óbitos maternos dos quais oito já foram analisados e concluídos. Estes números mostram que a Célula de Vigilância Epidemiológica (CEVEPI) tem um controle sobre todos os óbitos ocorridos na rede de atenção de saúde de Fortaleza, isso se dá pela sistemática que se implantou. Efeitos alcançados: A criação de uma planilha no Microsoft Excel também tem contribuindo para o acompanhamento e o monitoramento destes óbitos, esta planilha circula entre o comitê de morte materna e a CEVEPI e serve para atualizar as informações dos óbitos ocorridos. Soma-se a este processo a confecção mensal do boletim de informação de morte materna, que traz a situação atual deste agravo no município de Fortaleza, como também, proporciona aos leitores uma série histórica da situação da mortalidade materna de Fortaleza. Recomendações: Fica a sugestão de que se possa lança mão de pequenas ferramentas de informática que contribua e possibilite os monitoramentos dos óbitos infantis e maternos nos municípios.

Palavras-chave


mortalidade; materna; investigação

Referências


MATIAS, J. P; PARPNELLI, M. A; NUNES, M. K. V; SURITA, F. G.C; CECATTI, J.G. Comparação entre dois métodos para investigação da mortalidade materna em município do Sudeste brasileira. Rev. Brasil. Ginecol. Obstet., vol.31, p.559-565, 2009.