Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DESAFIOS E POTENCIALIDADES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO CONTEXTO DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA
Patricia Camacho Dias, Clarisse Carvalhosa S, Daniele Mendonça F, Patricia Henriques, Beatriz S Silva, Letícia Motta, Rosana Martins da Fonseca, Vanessa Azevedo de Jesuz, Nicolle da Cruz Pinto, Natasha da Silva Caldeira

Resumo


A formação na área da saúde, destacando a de nutricionistas, tem sido marcada por desafios, como a fragmentação disciplinar, a ausência de integração ensino, pesquisa e extensão e a dificuldade de integrar teoria e prática. As ações de extensão e de pesquisa devem ser compreendidas como canais de formação, compondo a estrutura curricular mantendo uma relação orgânica com o núcleo epistemológico do curso. A reforma curricular do curso de nutrição da UFF representou avanços importantes e possibilitou entre outros avanços uma reorientação nos Estágios. Esse trabalho apresenta os desafios e as potencialidades de uma experiência na formação em Nutrição, capitaneada por um projeto de pesquisa e extensão que de forma inédita passou a ser integrado ao currículo como atividades de Estágio em saúde pública. Trata-se de um projeto que aborda estratégias de promoção da alimentação saudável no contexto escolar, sustentado por políticas públicas tais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa Saúde na Escola que pretendem através de ações de promoção da saúde na escola afetar diferentes dimensões da saúde. Essa experiência trouxe para a formação uma perspectiva de construção contextualizada do conhecimento, assumindo como pressupostos da mediação pedagógica, a autonomia, o exercício da responsabilidade, da tomada de decisão, da solução de conflitos, da comunicação e o trabalho em equipe, habilidades e competências previstas no projeto político pedagógico do curso de nutrição. A análise do processo de ensino-aprendizagem, das atividades desenvolvidas, da percepção dos alunos através da observação participante, de rodas de conversa e do portfólio reflexivo foi possível identificar algumas potencialidades e desafios. Destacamos como potencialidades a integração disciplinar experimentada, a aproximação teoria e contexto, ampliação da perspectiva epistemológica, com uma compreensão metodológica mais ampliada da construção do conhecimento e a concretude da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Alguns desafios se apresentam nesse processo, como as dificuldades em relação às dinâmicas institucionais, com suas práticas, rotinas e valores, a pouca inserção das atividades propostas no planejamento pedagógico da escola e dificuldade de articulação entre o setor saúde e educação. A aproximação da Universidade, Serviços de saúde e Escola é fundamental na construção de estratégias de integração na condução e análise das políticas intersetoriais.

Palavras-chave


Formação, Promoção da saúde, promoção da alimentação saudável

Referências


DIAS, A. M. L. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista brasileira de docência, ensino e pesquisa em educação física, vol. 1, n. 1, p.37-52, agosto/2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Rev Saúde Pública 2002; 36(4):533-5.BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Portaria interministerial nº 1.010 de 8 de maio de 2006.BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Programa saúde na Escola. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Ministério da Saúde & Organização Pan americana de Saúde. Escolas Promotoras de Saúde. experiências no Brasil. Brasília: MS. OPAS, 2006.