Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMACAO E CUIDADO EM REDE: ESTRATEGIA DE ARTICULACAO ENTRE SERVICOS E DESTES COM A UNIVERSIDADE
Viviane Maximino, Angela Capozzolo, Sidnei Casetto, Carla Bertuol, Fernando Kinker, Virginia Junqueira, Fernando Silveira, Andrea Jurdi, Lucia Figueiredo, Graciela Morell

Resumo


Caracterização do problema: Uma das diretrizes do PPP da UNIFESP, Baixada Santista é o aprendizado baseado na experiência em cenários reais. Esta diretriz tem sido exercitada e traz inúmeros desafios, entre eles, a articulação com a rede de serviços de Santos e demais municípios. O encontro entre universidade e serviços é dinâmico e tenso, exigindo um trabalho constante e delicado de negociação. Um problema consiste em criar estratégias para lidar com as dificuldades buscando uma parceria efetiva, benéfica na diferença. Outro problema encontrado foi a pouca articulação também entre os próprios serviços, diagnostico feito tanto por profissionais quanto por docentes e alunos. Descrição da experiência: Oferta de um curso de especialização: Formação e Cuidado em Rede, para profissionais que participam de atividades de ensino, visando contrapartida e criação de espaço de pensamento e convivência permeado por atividades de educação permanente, Os 120 alunos dividem-se em 5 grupos criados a partir da distribuição territorial dos serviços para fortalecer a articulação entre eles. Cerca de 12 docentes participam dos encontros presenciais, sendo que vários deles são tutores de projetos PET SAUDE.  Subgrupos de alunos coordenadores por facilitadores, preceptores do PET, tem tarefas mensais que objetivam ampliar o conhecimento e a reflexão sobre os processos de trabalho e a organização dos serviços. Efeitos alcançados: Melhor articulação entre os serviços e protagonismo para implementação de mudanças. Aproximação entre docentes e preceptores, criação referencias na relação com os serviços. Recomenda-se: Criar estratégias de compensação para os docentes que se envolvem com a proposta, recursos para convidados para enriquecer as aulas, dialogo sistemático com a gestão publica para garantir que os profissionais possam sentir-se livres para pensar sobre os serviços e sugerir mudanças, Apoio institucional (secretaria, espaço físico, etc.) Reuniões periódicas entre os docentes para construção coletiva do curso, reuniões periódicas como os facilitadores para acompanhamento do trabalho, clareza nos critérios de indicação dos especializandos, Participação dos profissionais em outras atividades acadêmicas tais como grupos de pesquisa, eventos, aulas, etc. Criação de agendas especificas com os serviços voltadas a operacionalizar as atividades de ensino.

Palavras-chave


educação permanente, rede, cuidado