Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET-SAÚDE: NOVOS RUMOS E DESAFIOS NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Robson Bernardino Rocha, Sthefanie Oliveira de Moura, Maria Clara Paes Coelho, Oswaldo Belloti Neto, Paulo Cézar dos Santos Souza

Resumo


Introdução:

A formação de recursos humanos em saúde exige mudanças substanciais na formação acadêmica, a fim de superar o modelo de ensino flexneriano, preconizando um processo formativo direcionado para ações de promoção da saúde no SUS (BRASIL, 2004). Nesse sentido, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) fomenta a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS, sendo instrumento de qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigido aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. (BRASIL., 2010). Nessa perspectiva, o projeto PET-Saúde do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO, 2012) intitulado “Produção de Cuidados e Formação Profissional voltadas às ações de educação e vigilância em saúde para fortalecimento da rede de atenção à saúde no município de Teresópolis”, vem possibilitando a inserção de discentes e preceptores, via integração do ensino-trabalho-cidadania, através do cuidado interdisciplinar centrado nas necessidades de saúde dos cidadãos, na rede de saúde municipal. Esse estudo objetivou conhecer juntos aos alunos dos cursos vinculados ao projeto, quais as possíveis competências profissionais e habilidades que foram construídos à partir da experiência vivenciada neste projeto.

Método

Foi utilizado de pesquisa qualitativa, através da aplicação de instrumento de coleta de dados (questionário) aos sujeitos da pesquisa. As narrativas obtidas através do mesmo foram agrupadas em categorias de análise, nas quais tivemos os pontos concordantes e os pontos contraditórios sobre o objeto de estudo do trabalho.

Resultados:

Os resultados obtidos corroboram com a potencialidade do PET-Saúde/UNIFESO no processo de construção de competências e habilidades na formação profissional em saúde, haja vista, que permite se trabalhar o desenvolvimento de tecnologias leves, nas quais se produz o cuidado no sentido de construção da integralidade nos cursos da área da saúde da instituição.

Conclusão:

O PET-Saúde/UNIFESO vem possibilitando uma formação mais integral dos acadêmicos permitindo ruptura com o modelo biologicista, abrindo espaços de produção de diálogos e formação de diferentes saberes necessários para atuação multiprofissional e interdisciplinar no SUS.


Palavras-chave


formação profissional; Programa de educação pelo trabalho; integralidade

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão doTrabalho e da Educação na Saúde. AprenderSUS: O SUS e os Cursos de Graduação da Área da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e dá outras providências. Brasília: 2010.

BRASIL, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Portaria Conjunta nº 2, de 3 de março de 2010. Institui no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), o PET Saúde/Saúde da Família. Brasília: 2010.

MERHY, E.E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.

UNIFESO. Centro Universitário Serra dos Órgãos. Projeto referente ao Pró-Saúde e Pet-Saúde 2012/2013 – UNIFESO. Teresópolis: UNIFESO, 2012.