Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CENDES E RUF NA PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO LOCAL EM SAÚDE
Alana Queiroz Bastos, Camila Araújo Santana, Laíse Fernandes de Araújo, Mariluce Karla Bomfim de Souza

Resumo


O método CENDES-OPS tem como critérios a magnitude, transcendência, vulnerabilidade e os custos os quais são utilizados para a priorização dos problemas de estado de saúde da população, enquanto os critérios de relevância, urgência, factibilidade e viabilidade (RUF-V) são empregados para a priorização dos problemas pertinentes aos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi descrever a utilização de tais critérios como instrumentos metodológicos que viabilizam a priorização dos problemas identificados durante a construção da Programação e Planejamento Local em Saúde (PPLS). Trata-se de um relato de experiência vivenciada em uma Unidade de Saúde da Família no município de Santo Antonio de Jesus-BA. Utilizamos como estratégias metodológicas: as planilhas 1B e 1C através do método CENDES-OPS, à árvore de problemas e de objetivos como critérios RUF-V que viabilizam o diagnóstico dos problemas de saúde da comunidade e os problemas do serviço de saúde, e uma planilha que trabalhou com a análise de viabilidade a fim de elaborar possíveis ações que propiciassem a resolutividade dos problemas elencados. Tais métodos permitiram a priorização de 3 problemas da comunidade e 1 do serviço, a partir de um bloco de 12 problemas. A prostituição infantil, a violência e as drogas foram problemas da comunidade, enquanto a marcação de consultas foi apontada como problema do serviço de saúde. Dentre os 3 problemas supracitados, a violência obteve a maior quantidade de pontos, sendo referenciado como problema prioritário. Não foram apontadas pelo grupo através da planilha de análise de viabilidade, estratégias que propiciassem a adesão da comunidade no que se refere à redução do índice de violência. Foi sugerida a participação da população em atividades educativas mensais, onde o cartão da família seria sinalizado como meio de registrar a presença do usuário nessas atividades, sendo utilizado como item necessário para realização da marcação de consultas viabilizando a resolutividade desta problemática. Os achados nos permitiram compreender que a utilização metodológica desses critérios na construção do PPLS foi um instrumento facilitador que propiciou o desenvolvimento de atividade dinâmica e de participação social, permitindo a execução do controle social. Essa vivência propiciou-nos participação ativa, possibilitando a observação das possíveis dificuldades que permeiam o processo do PPLS, principalmente nos aspectos metodológicos e de participação da comunidade.

Palavras-chave


programação local de saúde; planejamento

Referências


CARVALHO, B.G,; O que é planejar. Disponível em: www.ccs.uel.br/nesco/regesus/arquivos/Txt%2019.doc Acesso em: 8 dez 2009.

 

CESAR, C.L.G.; O Enfoque de Risco na Programação em Saúde. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12901995000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&tlng=pt Acesso em: 8 dez 2009.

 

CUBAS, M.R.; Planejamento local: a fala do gerente de Unidade Básica de Saúde/ Local planning: the speech of Basic Health Care Center manager. Revista Brasileira de Enfermagem, 58 (3): 278-283, maio-jun, 2005. BDENF ID: 431664

 

MATUMOTO, Silvia; MISHIMA, Silvana Martins; PINTO, Ione Carvalho. Saúde Coletiva: um desafio para a enfermagem. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.17, n.1, p.233-241, jan./fev., 2001. RIVERA,F.J.U.; A programação local de saúde, os Distritos Sanitários e a necessidade de um enfoque estratégico. Departamento de Administração e Planejamento de Saúde/ ENSP-FIOCRUZ. Cad. Saúde Pública vol.5 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 1989 ISSN 0102-311X SANTOS, M. H. A. V.; FIGUEIREDO, M. I. T.; BORGES, O.; SANTANA, Z. H.; MONEGO, E. T. Diagnóstico em saúde coletiva - ferramenta para o planejamento da equipe de saúde da família do setor Vila Nova. Gurupi (TO). Revista da UFG, Vol. 6, No. Especial, Dez 2004 Disponível em: www.proec.ufg.br