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FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM GESTÃO REGIONALIZADA NO ESTADO DO AMAZONAS
Resumo
Introdução: O processo de formação de deu através de um Programa de Educação Permanente em Gestão Regionalizada do Sistema Único de Saúde (SUS) Amazonas, que consistiu na realização de dois cursos de Especialização e um de Aperfeiçoamento: Especialização em Educação Permanente em Gestão Regionalizada do Sistema Único de Saúde (SUS) Amazonas; Especialização em Processos Educativos na Gestão Regionalizada do Sistema Único de Saúde (SUS) e Aperfeiçoamento em Educação Permanente em Educação Permanente em Gestão Regionalizada. A proposta do Programa foi atuar como um disparador dos processos regionalizados da gestão do sistema estadual de saúde. O processo pedagógico gestão-educação possibilitou que os alunos fossem protagonistas de sua aprendizagem, sendo atores da gestão regionalizada do sistema de saúde em sua região. Objetivo: Apresentar a experiência de formação de gestores e tutores no processo de regionalização do Estado do Amazonas, através da metodologia da Educação Permanente. Metodologia: Os cursos de Especialização e Aperfeiçoamento foram desenvolvidos em 07 das 09 Regionais de Saúde do Estado do Amazonas. As turmas foram acompanhadas por tutores e coordenadores pedagógicos, que utilizaram de estratégias de metodologia ativa no processo pedagógico. O material pedagógico foi produzido especialmente para o Programa e foi validado por coordenadores, tutores e alunos. Os cursos foram divididos em Encontros Estaduais, realizados em Manaus, e Encontros Regionais, realizados nas sedes das Regiões. O trabalho de conclusão dos alunos gestores foi um plano de intervenção regional tendo como tema transversal a Educação Permanente. Os tutores foram formados no processo de formação dos alunos gestores, tendo que desenvolver um trabalho de conclusão sobre o acompanhamento dos cursos. Resultados: O Programa formou em torno de 200 alunos, entre gestores e tutores. A formação está produzindo efeitos na gestão das regionais do Amazonas, pois potencializou os debates e o exercício da gestão das Regionais. A metodologia trouxe efeitos diretos sobre as práticas de gestão, criando uma cadeia de formadores que passaram a olhar para as suas práticas de modo diferente. O processo de aprendizagem proporcionou a produção de conhecimento local e a promoção de redes de atores com capacidade para operar como rede de gestão e também uma rede científica com um olhar para a realidade locorrregional das várias regiões do Amazonas.
Palavras-chave
Educação Permanente; Regionalização; Amazônia