Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO DESENHO CURRICULAR DO VII CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
Larissa Pereira Aguiar Loucks, Herikson Araújo de Freitas, Olga Maria de Alencar, Thayza Miranda Pereira

Resumo


Competência é entendida como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de atividades requeridas no contexto do trabalho. Este relato objetiva descrever a experiência dos autores na construção curricular do VII Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará. Os conteúdos curriculares propostos visaram desenvolver, nos educandos, competências para agirem frente às diversas realidades da gestão, planejamento e desenvolvimento das ações de Vigilância Sanitária, no estado, oportunizando um ambiente de ensino-aprendizagem em um contexto significativo. O método adotado foi a realização de oficinas pedagógicas, valorizando-se a construção do conhecimento de forma participativa. Foram realizadas 05 oficinas, de julho a outubro de 2011, com a participação de docentes e especialistas em educação das profissões de saúde da ESP/CE, técnicos dos níveis centrais e municipais que atuam na área, gestores e especialistas convidados. O processo de trabalho oportunizou o alcance dos seguintes objetivos: 1. Descrição da justificativa do Currículo; 2. Análise do perfil da clientela; 3. Elaboração dos objetivos de aprendizagem; 4. Estabelecimento dos princípios educacionais aplicados no Currículo; 5. Estruturação do Currículo; 6. Descrição do Curso e dos Módulos; 7. Elaboração do Sistema de Avaliação dos Educandos; 8. Descrição do Modelo de Organização do Currículo; 9. Estabelecimento do Processo de Gerenciamento do Currículo e; 10. Montagem do Sistema de Avaliação do Curso. Para o desenvolvimento das competências, foram elaborados objetivos de aprendizagem, abordados através de conteúdo programático organizado em estrutura modular mensal, utilizando-se da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. O curso concluído em dezembro de 2013, teve carga horária total de 460 horas, das quais, 360 foram distribuídas em atividades presenciais e 100 horas destinadas à elaboração de Trabalho de Conclusão. A experiência se constituiu em oportunidade ímpar para se discutir e reconhecer os problemas relacionados à gestão/execução das ações de Vigilância Sanitária, no âmbito do SUS/Ceará; estabelecer metas e compromissos com a sociedade, serviços de saúde e principalmente com os trabalhadores, visando-se instrumentalizá-los para a garantia de ações qualificadas, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.

Palavras-chave


Currículo; Formação de Recursos Humanos; Vigilância Sanitária