Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
LAVANDERIA HOSPITAL: INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO E NO CONTROLE DAS INFECÇÕES
Arlene de Sousa Barcelos Oliveira, Soraya Regina Coelho Meira, Maria Luiza de Faria Paiva

Resumo


Quando se fala em lavanderia hospitalar logo se imagina um ambiente sujo e insalubre, local que causa refugo a muita gente. É um setor que enfrenta muitas dificuldades devido ao descaso dos funcionários e da própria direção dos hospitais. De acordo com Brasil (2007) a lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento das roupas e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas às unidades do hospital. É um setor que merece destaque entre as disciplinas na área de saúde, uma vez que o mesmo pode ser um grande aliado na prevenção e controle das infecções hospitalares. Quanto às atividades realizadas pela lavanderia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entende que elas são  iniciadas com a retirada da roupa suja da unidade  geradora e o seu acondicionamento; coleta e transporte  da roupa suja até a unidade de processamento;  recebimento, pesagem, separação e classificação da  roupa suja; processo de lavagem da roupa suja; centrifugação; secagem, calandragem ou prensagem da roupa limpa; separação, dobra, embalagem da roupa  limpa e armazenamento, transporte e distribuição da  roupa limpa.  Este é um estudo descritivo, onde foram usados os dados referentes ao quantitativo de roupas lavadas e  distribuídas pelo Serviço de Processamento de Roupas  para as unidades de um hospital escola de Goiânia. Os dados coletados foram organizados e analisados considerando  as diferentes unidades do hospital. Foram apresentados em forma de tabela e comparados com a literatura  existente. Os resultados obtidos demonstraram que não havia preocupação rigorosa por parte dos  enfermeiros e gestores quanto prevenção e controle de infecção hospitalar relacionado ao processamento de roupas. O hospital estudado não dispunha de lavadoras, centrifugas, calandra e secadores suficientes para atender a demanda de roupas geradas e lavadas diariamente que totalizavam de 2.500 Kg de roupas por dia. A sistematização deste conhecimento poderá levar a uma melhora da qualidade nas lavanderias hospitalares, o que resultaria em uma assistência de saúde mais qualificada, com ganhos para os clientes, a sociedade, o Estado, as Instituições e o Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


LAVANDERIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO

Referências


ANVISA. Agência Nacional De Vigilância Sanitária.  Processamento de Roupas de Serviços de Saúde Prevenção e controle de riscos. Brasília, 2009, 1ª Edição.

BARTOLOMEU, T. A..1998.  Identificação e avaliação dos principais fatores que determinam a qualidade de uma lavanderia hospitalar: um estudo de caso no setor de processamento de roupas do Hospital Universitário da UFSC.Dissertação de Mestrado em Engenharia da Produção. Florianópolis.131p.

CASTRO, R. M. S. A. e. CHEQUER, S. S. I.. 2001. Serviço de  processamento da roupa hospitalar: gestão e funcionamento.  Viçosa: UFV. 100p.

CARVALHO, A. M. 2008. [Online] Lavanderia hospitalar.

Homepage:http://www.hospitalgeral.com.br/1_prof/adm_hosp/hotelaria/lavanderia/dicas.htm.

GODOY, S. C. B. et al.Riscos para o trabalhador em lavanderias hospitalares. Rev. Min. Enf. [S.l.], jul./set. 2004. v. 8, n. 3, p. 382-387.3.KONKEWICZ, L R. Prevenção e controle de infecções relacionado ao processamento das roupas hospitalares. 2004.

KONKEWICZ, L.R. 2004. [Online] Prevenção e controle de infecções relacionado ao processamento das roupas hospitalares. Homepage:http://www.cih.com.br/lavanderiahospitalar.htm.