Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SOBRE A NECESSIDADE DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE BETIM
Ítalo Márcio Batista Astoni Júnior, Natalia Carla da Silva, Sandra Miramar Rodrigues

Resumo


É responsabilidade do Estado e dos Municípios a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, incluindo a devida participação da sociedade e de suas respectivas famílias. Esse cuidado em saúde mental deve obedecer ao modelo de Redes de Atenção, de base territorial e atuação transversal com outras políticas específicas, buscando o acolhimento e o estabelecimento de vínculos. No Município de Betim, Minas Gerais, embora estes preceitos sejam observados, constatou-se que não existem muitos dados colhidos e registrados referentes a todo o cuidado prestado no âmbito da saúde mental. Percebeu-se, a partir daí, a necessidade da formulação de um diagnóstico situacional regional, que permita o desenvolvimento de ações de saúde mais focais e efetivas em relação aos problemas encontrados, a fim de corrigi-los, contribuindo, assim, para a melhoria das condições de atendimento e trabalho. Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise de dados obtidos em um determinado local, num determinado tempo. O diagnóstico pode ser considerado como uma das mais importantes ferramentas de gestão, pois possibilita conhecer os problemas e as necessidades, para posteriormente planejar e programar ações (SANTOS, 2010, p. 10), de cunho resolutivo. O Diagnóstico em saúde mental de que trata este trabalho será feito na Região do PTB, bairro de Betim, dentro das seguintes Unidades Básicas de Saúde: PTB, Guanabara, Paulo Camilo, Campos Elíseos e Petrovale. Este trabalho é uma proposta de atividade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), que é uma parceria do Município de Betim com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim, financiada pelo Ministério da Saúde. Nessas atividades houve a oportunidade de visitação aos órgãos responsáveis, onde se pode observar a realidade do sistema único de saúde, sua dinâmica de trabalho, a rotina de atendimentos, a relação entre a demanda crescente da população e os recursos disponíveis. A partir da necessi­dade apresentada temos como objetivo, propor ações, a fim de poder implementar estratégias e programas capazes de corrigir essa desorganização e contribuir para melhoria das condições de trabalho e de atendimento.

Palavras-chave


diagnostico situacional; saúde mental; município de Betim; atenção primaria.

Referências


SANTOS, Luana Caroline. Diagnóstico Situacional da Unidade Básica de Saúde Barreiro de Cima. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Disponível em: <https://www.ufmg.br/portalprosaudebh/images/pdf/BC_diagnostico.pdf >. Acesso em: 30 set. 2013

 

SILVA , Maria de Melo Franco ; SILVA Danielle Brandão.DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO/SITUACIONAL DE ENFERMAGEM/SAÚDE . Belo horizonte. 2010. Disponível em: < http://www.corenmg.gov.br/anexos/modelDiagnosticos.pdf >. Acesso em: 5 nov. 2013.

 

MACHADO , Juliana Costa . Rede de atenção à saúde mental:

representações dos profissionais da estratégia de

saúde da família no contexto da reforma psiquiátrica. 2011. Monografia (conclusão de curso) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Departamento de saúde. Programa de pós-graduação em enfermagem e saúde- Bahia. . Disponível em: <http://www.uesb.br/ppgenfsaude/dissertacoes/turma2/DISSERTACAO-JULIANA-COSTA-MACHADO.pdf >. Acesso em: 02 jan.

 

BRASIL, Secretaria de atenção à saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas / departamento de atenção básica. Coordenação geral de saúde mental coordenação de gestão da atenção básica. Disponível em: < http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/SM_Sus.pdf >. Acesso em: 20 jan.

BRASIL. Lei no 10216, de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da

União, Brasília, 18 jul. 1991. Disponível em:                 <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm > . Acesso em: 17 jan. 2014.

 

 

GORGULHA, Monica. Álcool e outras drogas: a perspectiva dos direitos humanos dos usuários. Psicologia Ciência e Profissão. Diálogos. Brasília, ano 6, v. 6, pag. 7-10, Nov. 2009.