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PROMOÇÃO DA SAÚDE ITINERANTE
Resumo
O projeto Promoção da Saúde Itinerante marca a contribuição de uma Coordenação Regional de Saúde, no processo de Educação em Saúde, desenvolvido no Estado do Piauí – Brasil. Para além das funções tradicionais de uma Coordenação Regional de Saúde, que é coordenar, articular e organizar sistemas de regiões de saúde, compatibilizando-os com os planos, programas e projetos da Secretaria de Estado da Saúde, esta regional tem desenvolvido este projeto que aborda importantes aspectos relacionados à vida, a exemplo das principais doenças e agravos existentes. Por meio de Atividades de Educação em Saúde, sucedidas de demonstração in loco, escolares e a população em geral, podem “ouvir” e depois “visualizar”, materiais e técnicas utilizadas pelos profissionais de saúde facilitando assim, o processo de aprendizagem. A adoção de uma forma diferenciada de metodologia de intervenção pedagógica nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos pode ajudá-los a pensar e a construir o conhecimento conforme as suas possibilidades. Com as atividades propostas – exposição oral e momento prático, não apenas se favorece a construção de raciocínio-lógico, mas também, se oferece a oportunidade de saber agir frente às dificuldades reais. Ao interagir o sujeito faz relações com mundo real e aprende de forma prazerosa, o que pode tornar a aprendizagem significativa. O Projeto Promoção da Saúde Itinerante tem por meta incentivar e mobilizar a gestão e as populações dos municípios da sua área de abrangência, para que possam interagir na busca de soluções para os problemas cotidianos. Ao todo, estima-se, de acordo com o IBGE 2010, um público alvo composto, por aproximadamente, 1.200.000 habitantes dos municípios que compõem o território de desenvolvimento Entre Rios. Em mais de dois anos de atuação, 29 edições do projeto “Promoção da Saúde Itinerante” foram realizadas, na capital e em 12 municípios, incluído aí municípios de outras regionais de saúde, atingindo um público de, aproximadamente, 3.000 escolares, sem contar a população que reside no entorno das escolas e que também têm participado destes momentos. Quanto ao monitoramento do projeto, este tem se dado através dos registros das atividades e da discussão permanente, do alcance das metas e objetivos, realizados pela equipe condutora e apresentados mensalmente ao coordenador da IV Regional de Saúde.
Palavras-chave
Educação em saúde, Promoção da Saúde, Regiões de Saúde
Referências
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HOFFMANN, J. Avaliação e construção do conhecimento. In: avaliação: mito e desafio. Porto Alegre: Mediação editora,1993.p.47-48.7ª ed
VIANNA, IOA. Planejamento Participativo na escola: um desafio ao educar. São Paulo.EPU,1986.cap 2, p. 16-38.