Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO DO AUDITOR. RELATO DE EXPERIENCIA NA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA
Maria Alice Schenfeld Lopes

Resumo


O presente trabalho visa demonstrar como a utilização dos sistemas de informação em saúde dá suporte às ações de regulação em saúde do Sistema Único de Saúde, subsidiando o processo de tomada de decisão do auditor em saúde dos serviços de Terapia Renal Substitutiva, no município de Curitiba. Através do acompanhamento de dados e elaboração de planilhas mensais, é feita, análise do perfil da clientela atendida, avaliação dos serviços e identificação de inconformidades. As informações sistematizadas servem de evento sentinela, indicando a necessidade de deflagrar um processo de auditoria em determinado serviço. O processo de trabalho desenvolvido até o presente momento vem demonstrando a importância da disponibilidade e fidedignidade das informações em saúde, diminuindo o grau de incerteza que determinada situação apresenta, apoiando e reordenando a execução das ações de controle, avaliação e auditoria na área de Nefrologia, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência prestada ao usuário.

Palavras-chave


SUS, Terapia Renal Substitutiva, Sistemas de Informação, Regulação, Auditoria.

Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Curso básico de regulação, avaliação e auditoria do SUS. Brasília: 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional ao Portador de Doença Renal. Brasília: 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria SAS/MS nº 768, de 26 de outubro de 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SIA/SUS: manual de orientações técnicas. Brasília; 2006.

DUCCI, L. et al. Curitiba: a saúde de braços abertos. Rio de Janeiro: CEBES, 2001.

GOULART, F. A. A. Gestão operacional dos sistemas e serviços de saúde. In: FIOCRUZ / UNB. Gestão de saúde: curso de aperfeiçoamento para dirigentes municipais. Rio de Janeiro: 1998.

KOBUS, S.G. Dados Essenciais para a Auditoria de Contas Médicas Hospitalares: experiência em Curitiba. Curitiba:2006