Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RISCO DE DCV PELA MEDIDA DA CINTURA ABDOMINAL EM FUNCIONÁRIOS DA REDE HOSPITALAR EM QUIXERAMOBIM-CE
Sandra Ferreira Cordeiro, Samara Pereira de Souza, Luana Géssica Freires Martins, Hérica Cristina Alves de Vasconcelos

Resumo


As Doenças Cardiovasculares (DCV) são consideradas um problema de saúde pública, sendo responsáveis por altos índices de morbimortalidade nas populações de todo o mundo, gerando um impacto econômico á saúde pública brasileira. Possuem etiologia variada, contudo, existem fatores determinantes que predispõem seu desenvolvimento. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) vêm sendo responsáveis pela morbidade e mortalidade em esfera mundial, acometendo indivíduos de vários níveis educacionais e socioeconômicos e gerando um maior número de incapacidades e mortes prematuras. Elas possuem um caráter insidioso e de evolução agressiva e impõem danos progressivos aos órgãos vitais, culminando em eventos letais ou de difícil controle (SÁ, 2009). Pesquisa realizada com servidores de uma instituição de ensino na região sul em 2011 demonstrou que 18% dos participantes possuíam alto risco e 21% possuíam risco para doenças do aparelho circulatório. Nessa investigação o sedentarismo destacou-se com 60% de ocorrência na população amostral (GUIMARÃES; BORTOLOZO; LIMA, 2013). OBJETIVOS: Identificar os fatores de risco para doenças cardiovasculares em funcionários dos hospitais do município de Quixeramobim-Ce. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em 149 funcionários nos meses de setembro e outubro de 2013. Os participantes foram orientados quanto aos aspectos voluntários da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, autorizando a realização da pesquisa. Em seguida, foram entrevistados quanto aos dados socioeconômicos e profissionais e passaram por uma avaliação antropométrica, sendo realizada a medida da cintura. Após a coleta, os dados foram organizados no Microsoft Office Excel, analisados no programa Epi Info e apresentados de forma descritiva em gráficos e em tabelas. A. A circunferência abdominal, por sua vez, foi classificada, de acordo com os valores de referências de Lamounier (2011). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Católica Rainha do Sertão respeitando os aspectos da resolução 466/12. RESULTADOS: A média de idade foi de 43,1anos, o sexo feminino foi predominante (82,6%), 76,5% tinham a cor parda, 61,5% possuíam o nível médio e 46,3% possuíam uma renda familiar de um a dois salários. Apenas 37,6% deles praticavam atividade física, 38,3% tinham estresse moderado a excessivo, 14,4% eram tabagistas e 18,8% consumiam álcool. 85,9% apresentaram risco pelo aumento da CA (cintura abdominal). CONCLUSÃO: Os achados comprovaram a presença de fatores determinantes para doenças cardiovasculares na amostra investigada. Desse modo, os resultados poderão subsidiar a implementação de intervenções voltadas para a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares nesse público.

Palavras-chave


doenças cardiovasculares; fatores de risco; funcionários.

Referências


BRASIL. Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Estabelece critérios sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Bioética. Brasília, DF, v. 4, n. 2, supl., p. 15-25,2012.

GUIMARÃES, A. A.; BORTOLOZO,  E. A. F. Q.;LIMA, D. F. R. Prevenção de fatores de risco para doenças cardiovasculares: programa de nutrição e prática de atividade física para servidores de uma universidade pública do estado do Paraná. Revista eletrônica – FAFIT-FACIC. Itararé, SP, v. 4, n. 1, p. 10-18, jan./jun, 2013.

LAMOUNIER, R, N.; LEITE, S.; MINICUCCI, W.; NASCIMENTO, P, D. Manual Prático de Diabetes: Prevenção, detecção e tratamento. 4° ed. Jardim Londrina-SP: AC Farmacêutica Ltda, 2011.

SÁ, C. R. A avaliação do perfil de risco cardiovascular pelo escore de framingham em uma amostra da população adulta no município de Mateus Leme (MG). Belo Horizonte- MG, 2009, 153f. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto). Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.