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EXPERIÊNCIA DO PET VIGILÂNCIA NA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (GVE) DE FLORIANÓPOLIS
Resumo
Caracterização do Problema: Desde 2007, a GVE de Florianópolis é campo de estágio para a Residência em Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Em 2013, foi ampliada a atuação da GVE como campo de aprendizagem através do PET Vigilância, buscando promover a iniciação profissional dos estudantes, fortalecer práticas de integração ensino-serviço, induzir o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, fomentar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos e estimular a produção acadêmica voltada para as necessidades do SUS. A Experiência O PET Vigilância de Florianópolis iniciou em maio de 2013, envolvendo 3 Universidades conveniadas e 5 projetos: 1-Perfil epidemiológico de mulheres com câncer ginecológico; 2-Perfil Epidemiológico das Injúrias não Intencionais Domésticas e de Lazer; 3- Avaliação da morbimortalidade por agravos externos, doenças cardiovasculares e neoplasias para cálculo da carga de doença; 4-Vigilância em saúde sob a perspectiva da rede de atenção à saúde: diagnóstico a partir dos indicadores da programação de ações e 5-Injúrias relacionadas ao trânsito: perfil epidemiológico e impacto na saúde e sociedade.A qualificação das habilidades pedagógicas dos preceptores tem ocorrido em reuniões e seminários com discussão de literatura relacionada ao tema, enquanto a qualificação técnica do grupo técnico da GVE e dos alunos é realizada em seminários envolvendo temas relacionados aos projetos e outros assuntos pertinentes, organizados pelo corpo técnico e pelos alunos, facilitando a troca de conhecimentos e integração dos participantes. Efeitos Alcançados: Os preceptores têm estudado temas não relacionados ao seu trabalho diário, favorecendo a integração entre os setores da GVE e o aperfeiçoamento profissional. Os alunos têm trazido contribuições ao processo de trabalho da equipe, e desenvolvido visão crítica dos processos de adoecimento, organização dos serviços de saúde e tomada de decisão, entre outros, levando estas reflexões aos seus cursos. Os tutores têm compreendido melhor a dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde, e os preceptores se aproximado das ferramentas acadêmicas de pesquisa. Recomendações Que esta iniciativa seja permanente, pois favorece o fortalecimento do processo de formação dos profissionais da área da saúde e, consequentemente, qualificando o sistema de saúde.
Palavras-chave
PET Vigilância; Ensino em serviço; Epidemiologia