Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIA DO PET VIGILÂNCIA NA GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (GVE) DE FLORIANÓPOLIS
Júlia Maria de Maria de Souza, Ana Cristina Vidor, Nilcéia Antunes, Maurício Bolze, Janaína dos Santos

Resumo


Caracterização do Problema: Desde 2007, a GVE de Florianópolis é campo de estágio para a Residência em Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Em 2013, foi ampliada a atuação da GVE como campo de aprendizagem através do PET Vigilância, buscando promover a iniciação profissional dos estudantes, fortalecer práticas de integração ensino-serviço, induzir o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, fomentar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos e estimular a produção acadêmica voltada para as necessidades do SUS. A Experiência O PET Vigilância de Florianópolis iniciou em maio de 2013, envolvendo 3 Universidades conveniadas e 5 projetos: 1-Perfil epidemiológico de mulheres com câncer ginecológico; 2-Perfil Epidemiológico das Injúrias não Intencionais Domésticas e de Lazer; 3- Avaliação da morbimortalidade por agravos externos, doenças cardiovasculares e neoplasias para cálculo da carga de doença; 4-Vigilância em saúde sob a perspectiva da rede de atenção à saúde: diagnóstico a partir dos indicadores da programação de ações e 5-Injúrias relacionadas ao trânsito: perfil epidemiológico e impacto na saúde e sociedade.A qualificação das habilidades pedagógicas dos preceptores tem ocorrido em reuniões e seminários com discussão de literatura relacionada ao tema, enquanto a qualificação técnica do grupo técnico da GVE e dos alunos é realizada em seminários envolvendo temas relacionados aos projetos e outros assuntos pertinentes, organizados pelo corpo técnico e pelos alunos, facilitando a troca de conhecimentos e integração dos participantes. Efeitos Alcançados: Os preceptores têm estudado temas não relacionados ao seu trabalho diário, favorecendo a integração entre os setores da GVE e o aperfeiçoamento profissional. Os alunos têm trazido contribuições ao processo de trabalho da equipe, e desenvolvido visão crítica dos processos de adoecimento, organização dos serviços de saúde e tomada de decisão, entre outros, levando estas reflexões aos seus cursos. Os tutores têm compreendido melhor a dinâmica de funcionamento dos serviços de saúde, e os preceptores se aproximado das ferramentas acadêmicas de pesquisa. Recomendações Que esta iniciativa seja permanente, pois favorece o fortalecimento do processo de formação dos profissionais da área da saúde e, consequentemente, qualificando o sistema de saúde.

Palavras-chave


PET Vigilância; Ensino em serviço; Epidemiologia