Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET-SAÚDE UNIFRA: RELATO DE UMA INICIATIVA EMPREENDEDORA NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Daniel Soares Tavares, Anahlú Peserico, Ronairo Zaiosc Turchiello, Talita Portela Cassola, Leonardo Rigo Guerra, Marielle Kulakowski Obem, Eduardo de Sousa Freitas, Bruna Martha Kleinert Halberstadt, Lucas Eduardo Goulart Moron

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa empreendedora que busca a valorização dos profissionais da saúde visando uma construção coletiva junto aos acadêmicos, com finalidade de reconstruir e ressignificar a assistência prestada, proporcionando um maior conhecimento sobre o SUS – Sistema Único de Saúde –, além de possibilitar a visualização da atual situação da saúde nos diversos cenários (BRASIL, 2010). Integram esse projeto no Centro Universitário Franciscano - UNIFRA: 1 (uma) coordenadora geral; 3 (três) Tutores Acadêmicos; 12 (doze) Preceptores dos serviços de saúde; 24 Acadêmicos Bolsistas; 6 voluntários. O título geral do projeto é “Integração Ensino-Serviço-Comunidade no SUS: Reorientando a Formação Acadêmica e o Exercício Profissional na Rede de Atenção Integral à Saúde”. Descrição da experiência: O presente projeto promove a integração e a interdisciplinaridade, uma vez que ocorrem encontros entre as equipes e o grande grupo (em diferentes cenários), proporcionando aos participantes uma melhor compreensão acerca da organização dos serviços de saúde e das políticas públicas do SUS, o que possibilita e favorece a troca de saberes entres as diversas áreas de conhecimento, fortalecendo a necessidade de um trabalho interdisciplinar/multiprofissional em saúde. Efeitos alcançados: A articulação entre ensino-serviço-comunidade possibilitou e ainda possibilita aos estudantes aproximar-se da realidade dos serviços de saúde, permitindo que estes visualizem as fragilidades e potencialidades, os desafios e as conquistas existentes no SUS. Mais do que ler, estudar e ter noções de políticas públicas, a vivência em campo possibilita aos envolvidos perceber quais são as fragilidades e, principalmente, o potencial dos serviços de saúde locais. Recomendações: Projetos desse gênero possibilitam o ensino-aprendizagem a partir do cotidiano dos serviços do SUS, oportunizando aos estudantes problematizar o vivido a partir do processo de trabalho. Desse modo, conclui-se que o apoio estratégico para a melhora da situação sanitária atual, viabiliza futuros profissionais mais comprometidos, com noções claras e, principalmente, motivados a repensar novas possibilidades para o fortalecimento e sustentabilidade do SUS.

Palavras-chave


Pró-saúde; PET-saúde; Recursos Humanos em Saúde; Sistema Único de Saúde.

Referências


  1. BRASIL. Portaria Interministerial nº421, de 03 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde). Ministério da Saúde. Brasília, DF, Diário Oficial da União, 05 mar. 2010.