Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CRIANÇAS DEPENDENTES DE SUPORTE TECNOLÓGICO: CONHECENDO O CAMINHO DO CUIDADO ATRAVÉS DA VISITA DOMICILIAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Mara Cynthia Ximenes Pinheiro

Resumo


As últimas quatro décadas do século XX foram marcadas por uma série de avanços para melhoria das condições de saúde e qualidade de vida do homem. De um modo geral, os avanços nas descobertas de fármacos e imunobiológicos somados ao desenvolvimento técnico-científico provocaram um incremento das políticas públicas destinadas ao fortalecimento de modelos de atenção a saúde fundamentados em características como a integralidade, a universalidade do acesso e a equidade dos recursos. Em uma análise criteriosa destes avanços, uma parcela da população mundial – obteve uma maior elevação da sobrevida - recém-nascidos e crianças com agravos de saúde e patologias em variados níveis de complexidade, que por contingências, necessitam do aporte das Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (UTIPN). Em condição singular, estas crianças que dependem de suporte tecnológico, representam para as equipes de saúde da atenção básica, uma clientela ¨complexa¨, dentro dos seus territórios e que necessitam de uma ação de cuidados específicos em virtude da fragilidade das suas necessidades mais imediatas. Temos como um dos objetivos identificar os cuidados prestados pelos profissionais de saúde as crianças dependentes de tecnologias egressa da Unidade de Terapia Intensiva. Desenvolvemos o estudo dentro dos limites geográficos do Município de Fortaleza ,distribuídos em suas seis (06) Secretarias Executivas Regionais (SER’s), nos territórios adstritos pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família, com cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos domicílios de crianças dependentes de suporte tecnológico, egressas da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Os dados foram analisados seguindo o método proposto por Bardin (2011) de Análise de Conteúdo num sentido amplo, conceituada pela autora quando considera que todas as palavras ditas ou escritas podem estar susceptível a submissão de uma análise das falas do conteúdo. Para esta análise das interações verbais dos participantes construímos categorias que possibilitaram a interpretação e análise das falas e a percepção do que foi verbalizado.

Palavras-chave


cuidado - atenção domiciliar - profissioanis de saude

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