Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS RECREATIVOS
Diego Pozzer, Marjana Maboni, Altamir Dutra, Ana Duering

Resumo


O comportamento de risco relacionado ao álcool, drogas e a sexualidade, principalmente pelos jovens, vem despertando a necessidade de implantar medidas focadas na prevenção para redução de danos em locais de diversões. Devido a essa problemática, foi feita uma intervenção a partir de um curso ministrado por representantes de Coimbra- Portugal, que com diversas parcerias realizam intervenções na Europa. O curso e a intervenção foram desenvolvidos em uma feira agropecuária, industrial e comercial no município de Chapecó - SC, por profissionais da rede de saúde pública e acadêmicos de diferentes áreas da saúde. A experiência de intervenção foi dividida em dois momentos, o curso, de 30 horas, ministrado por representantes de Portugal e a prática, desenvolvida em uma noite de show da feira. O curso proporcionou informações básicas sobre primeiros socorros, o uso de álcool e outras drogas em contextos recreativos e os comportamentos de risco resultantes. A forma de abordagem das pessoas aconteceu por meio de educação preventiva e o trabalho em equipe multiprofissional, já a intervenção utilizou o modelo de educação pelos pares, sendo que os adolescentes e jovens atuaram como facilitadores de informações um com os outros, tornando um processo de ensino e aprendizagem. Esse diálogo ocorreu através de um guia composto por perguntas relacionadas a comportamentos de risco, com o foco no uso nocivo de drogas e relações sexuais desprotegidas. Após as entrevistas realizamos medições de nível alcoólico e se fosse oportuno se doava camisinhas e pirulitos. A partir dessa intervenção aprendemos a trabalhar com informação em saúde. Por meio do diálogo percebemos que nossa postura tornava as pessoas participativas, e desse modo, o grupo pode sentir a necessidade de projetos de intervenção que busquem reduzir danos, sem uma abordagem condenativa ou proibitiva, mas sim buscando intervenções dialógicas.