Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo, Talina Carla da Silva, Mayrla Lima Pinto, Maryana Lima Pinto, Elicarlos Marques Nunes

Resumo


Introdução: A tuberculose por ser uma doença negligenciada e determinada socialmente assume relevante papel nas ciências biológicas, bem como dentro do contexto das ciências sociais. Atualmente, o Brasil ocupa a 17ª posição no ranking dos 22 países com maior incidência da doença. No ano de 2012 o estado do Ceará registrou 3344 novos casos de TB, equivalendo a uma incidência de 38,8/100.000 e 89 óbitos. Enquanto que o município de Juazeiro do Norte-CE, neste mesmo ano notificou 72 casos novos e uma incidência de 28.2/100.000, são valores ainda considerados elevados, do ponto de vista que a TB é uma doença que tem 100% de cura e apresenta recursos capazes de promover seu controle e prevenção. Objetivo: traçar o perfil epidemiológico da Tuberculose no município de Juazeiro do Norte-CE, no período 2007 a 2012. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de série histórica realizado no município de Juazeiro do Norte-CE, no período de 2007 a 2012. Foram descritos 453 casos de tuberculose notificados no Sistema de Informação de Notificação de Agravos-SINAN-NET-CE. Foram analisadas as seguintes variáveis: Sexo, faixa etária, escolaridade, raça, forma clínica, tipo de entrada, realização do teste de Síndrome da imunodeficiência adquirida, tratamento supervisionado e situação de encerramento. Os dados foram computados no SPSS versão 20. Resultados: Obteve-se um predomínio da doença em indivíduo: do sexo masculino, 57%; faixa etária de 20-39 anos, 40,0%; raça parda 59,8%; escolaridade destaque para o ensino fundamental incompleto, 36,9%; forma clinica, 88,8% foi pulmonar; no tipo de entrada 91,4% dos casos deram inicio ao tratamento como casos novos; 36,2% dos casos não realizaram teste de HIV; 74,6% dos pacientes foram acompanhados na modalidade de tratamento supervisionado; na situação de encerramento, apenas de 78,1% obtiveram cura e 3,1% abandonaram o tratamento. Conclusão: A pesquisa possibilitou uma visão geral do quadro epidemiológico da tuberculose no município em estudo, que demonstrou a necessidade de implementar ações que contribuam com o aumento da realização do teste para o diagnostico da coinfecção TB/HIV. Os resultados obtidos sugerem um olhar diferenciado para estratégias que venham efetivamente contribuir para uma política voltada para as ações de controle da tuberculose, sensibilizando gestores, profissionais da saúde e população envolvida.

Palavras-chave


Tuberculose; Avaliação em Saúde; Saúde Pública

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília, 2011.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Epidemiológica em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Situação da Tuberculose no Brasil – PNCT. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

SINAN/CE. Tuberculose  - Casos confirmados notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan Net, 2011. Disponível em: < http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/tabnet/dh?sinannet/tuberculose/bases/tubercbrnet.def>. Acesso em: 02. set.2013.