Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AÇÕES ASSOCIADAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Sandra Maria da Solidade Gomes Simões de Olive Torres, Cristina Kátya Torres Teixeira Mendes, Rhayssa de Oliveira e Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo, Gilson de Vasconcelos Torres, Eulália Maria Chaves Maia

Resumo


Caracterização do problema: Ações associadas de ensino-pesquisa-extensão são eixo facilitador do processo dialético teórico-prático que interliga a práxis do conhecimento acadêmico a execução do papel social da universidade, unificando as atividades de ensino e pesquisa através da extensão de acordo com as necessidades da sociedade. Descrição da Experiência: O objetivo desse trabalho é discutir o papel das ações associadas de ensino-pesquisa-extensão como meio de transformação na formação profissional. A metodologia baseia-se em observações das vivências dos estudantes do Projeto Cuidado ao Idoso na Comunidade, que está em desenvolvimento desde janeiro de 2013 e tem como finalidade avaliar o atendimento oferecido aos idosos e o impacto das intervenções realizadas pelos alunos na atenção básica. Esse projeto tem o intuito de promover uma melhoria na qualidade de vida de idosos vinculados a duas equipes da Estratégia da Saúde da Família dos municípios de Natal/RN e Santa Cruz/RN. Espera-se que essa melhoria na qualidade de vida seja alcançada a partir de práticas interativas, projetadas na universidade e executadas na comunidade. A partir dessa ação, desenvolve-se um estudo com abordagem quanti-qualitativa, com escuta ativa das opiniões dos idosos e profissionais de saúde quanto aos aspectos objetivos e subjetivos relacionados ao atendimento oferecido. Efeitos alcançados: Com isso, constata-se que as ações associadas de ensino-pesquisa-extensão possibilitam aos estudantes uma modificação na sua forma de agir e pensar dentro do meio acadêmico, passando a utilizar o conhecimento apreendido para questionar o modelo de educação que lhes é proposto. Essa mudança de visão pode gerar interferências na relação intra e interpessoal e na interação aluno-academia, no sentido de modificar a forma de se conceber o ensino prestado na atualidade. Além disso, os estudantes tendem a se tornar mais críticos quanto às situações vivenciadas nos ambientes acadêmico e extra-acadêmico. Sendo assim, tais alunos formam-se profissionais com um conceito amplo de saúde, contrapondo ao modelo educacional vigente, que enfatiza a visão biologicista e reducionista da doença e do indivíduo. Recomendações: Sabe-se que às ações associadas são espaços formadores de opiniões críticas, de comprometimento com a realidade social e com a saúde. Dessa forma, gera uma contribuição significante para mudanças relacionadas à construção de um modelo e prática de saúde integral e mais igualitária.

Palavras-chave


Ensino; Pesquisa; Extensão; Formação Profissional