Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MOVIMENTO “CARTA VERDE” - ACADÊMICOS UNIDOS NA (TRANS)FORMAÇÃO EM SAÚDE
Janainny Magalhães Fernandes, Vinicius Santos Sanches, Margarete Knoch Mendonça, Mara Lisiane de Moraes Santos

Resumo


Caracterização do problema: O Ensino Interprofissional em Saúde é, atualmente, a principal estratégia de formação para que profissionais se tornem aptos a desenvolver o trabalho em equipe, prática essencial para a integralidade no cuidado em saúde, que é compreendida por uma visão sócio-histórico-cultural, ressaltando a integralidade do cuidado, com a equipe de saúde atuando de maneira interdisciplinar. Descrição da experiência: Mediante a necessidade da formação voltada para o trabalho em equipe e para o desenvolvimento de discussões e construções coletivas nos campos de saberes, uma proposta de mobilização na busca de uma formação interdisciplinar foi criada por estudantes e docentes das diversas áreas da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul durante o III Encontro Estadual do PET-SAÚDE, que aconteceu em dezembro de 2012 no respectivo estado. Efeitos alcançados: O produto final deste evento culminou na criação de uma Carta de Intenções dos estudantes para mudanças curriculares voltadas na formação interprofissional, cujo foi denominada “Carta Verde”. A Carta Verde tem esse nome justamente pela ideia dessa cor simbolizar a liberdade e a saúde, no intuito de que, juntas, todas as profissões podem se complementar e produzir saúde desde sua formação. Além disso, horários “verdes” para a participação de projetos, criação de coletivos em saúde e discussões entre as diversas áreas do conhecimento são estratégias que podem otimizar a formação em equipe dos futuros profissionais. Recomendações: O produto dessa carta pode ser indutor de mudanças curriculares mais efetivas e concretas no que diz respeito à formação interprofissional, voltada na visão integral, no trabalho em equipe e na construção e execução de saberes coletivos, dentro das atuais necessidades do Sistema Único de Saúde do nosso país.

Palavras-chave


ensino, saúde, trabalho em equipe

Referências


Araujo MBS,  Rocha PM. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 455-464 . Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000200022&lng=en&nrm=iso>.

Batista NA. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS.  v. 2, p. 25-28, 2012.

Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); 1996.

Costa RKS, Miranda FAN. Formação profissional no SUS: oportunidades de mudanças na perspectiva da estratégia de saúde da família. Trab. educ. saúde [online]. 2008, vol.6, n.3, pp. 503-518. ISSN 1981-7746.

Peduzzi M et al. Trabalho em equipe na perspectiva da gerência de serviços de saúde: instrumentos para a construção da prática interprofissional. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n.2, p. 629-646, 2011.