Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
FATORES DE RISCO E EXPERIMENTAÇÃO DO TABACO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Janainny Magalhães Fernandes, Vinicius Santos Sanches, Mara Lisiane de Moraes Santos, Adriane Pires Batiston, Fernando Pierette Ferrari

Resumo


Introdução: Motivos dos quais levam pessoas a fumar vêm sido estudado frequentemente, sendo a maioria deles justificados pela ocorrência da experimentação de cigarros por crianças e adolescentes. Portanto, os objetivos deste trabalho se basearam em identificar os diversos fatores de risco que levam crianças a experimentarem o cigarro e outras drogas, bem como investigar a prevalência e a faixa etária em que estas fizeram o uso do mesmo, caso existam. Objetivos: identificar fatores de risco que levam crianças a experimentarem o cigarro, conhecer os hábitos, crenças e práticas dos escolares em relação ao uso do cigarro e outras drogas psicoativas, bem como investigar a prevalência e a faixa etária em que estas fizeram o uso dos mesmos, caso existam. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal, que teve como população de referência escolares do ensino fundamental de escolas públicas do município de Campo Grande-MS. Para a coleta dos dados, utilizou-se de um questionário estruturado autoaplicável com questões que envolviam diversos aspectos da vida dos escolares referentes ao tabagismo. A análise estatística dos resultados foi realizada considerando um nível de significância de 5% (p<0,05).Resultados: Foram entrevistados 331 crianças com idade média de 10,93±0,12 anos,onde 13,3% (n=44) disseram que já haviam experimentado cigarro. A idade média de experimentação foi de 11,56±0,41 anos. As crianças que já haviam experimentado o tabaco apresentaram amigos que fumam, compraram cigarro mesmo sendo menor de idade, veem frequentemente pessoas que fumam no geral e em filmes e já experimentaram bebida alcoólica e narguilé, com experimentação da maconha posterior a estes aspectos. O mesmo foi observado em relação à sensação positiva à possibilidade de ser visto fumando pelos amigos por parte daqueles que já fumaram. Conclusão: Nossos resultados demonstram que a experimentação do cigarro por crianças e adolescentes inicia-se por volta dos 11 anos e sofre influência de amigos que fumam, do uso prévio de bebidas alcoólicas e do narguilé, da exposição de personagens tabagistas na mídia cinematográfica, da venda do produto para menores de idade e da visibilidade de pessoas que fumam. Além disso, o uso do cigarro também acaba por influenciar ao uso posterior da maconha. Estes resultados possibilitarão a implementação de ações mais resolutivas e contundentes para a prevenção do tabagismo entre os jovens e adolescentes e chama a atenção das políticas públicas de combate ao tabagismo frente à uma maior fiscalização de compra e venda de cigarros, bem como à exposição de personagens tabagistas na mídia.

Referências


BARRETO, S. M. et al. Exposição ao tabagismo entre escolares no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Supl. 2):3027-3034, 2010.

IGLESIAS, R.; JHA, P.; PINTO, M.; COSTA E SILVA, V. L.; GODINHO, J. Controle do Tabagismo no Brasil. Departamento de Desenvolvimento Humano Região da América Latina e do Caribe Banco Mundial e Departamento de Saúde, Nutrição e População Rede de Desenvolvimento Humano - Banco Mundial. Agosto de 2007.

JARVIS, M. J. Why people smoke. BMJ Journal. 2004; 328(7434):277-9.

PROJETO ITC. Relatório ITC do Brasil sobre Propaganda, Promoção e Patrocínio de tabaco. Universidade de Waterloo, Waterloo, Ontário, Canadá; Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA); Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); Fundação do Câncer; Aliança de Controle do Tabagismo (ACTbr) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB). Maio de 2013, 34p.

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Report on the global tobacco epidemic, 2011: warning about the dangers of tobacco. World Health Organization 2011. 158p.