Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VISANDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andreia de Mello, Fernanda Portugal Carlin, Deise Serafini, Marina da Costa Magalhães, Caroline Battisti Strohschoen, Ana Letícia Piaia

Resumo


A promoção da saúde na escola torna-se uma estratégia de articulação transversal e multidisciplinar que visa à redução das situações de vulnerabilidade, desenvolvendo atividades voltadas para o cuidado em saúde. Devido à sua capilaridade, abrangência e o fato de serem formadoras de conhecimento, as escolas são espaços importantes para intervenções em saúde. O objetivo da intervenção foi compartilhar e articular conhecimentos, estabelecendo ações de promoção, prevenção e atenção à saúde geral e às situações que comprometem o trabalho dos docentes de uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS. Por meio da capacitação participativa alinhada ao conceito de educação para a saúde, as acadêmicas dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Odontologia juntamente com as profissionais da Estratégia de Saúde da Família que abrange esta escola, realizam oficinas interativas buscando o envolvimento da instituição a fim de que os docentes possam expressar suas dúvidas, necessidades e experiências relacionadas à saúde. Na implementação do projeto de intervenção, o cuidado na escolha e desenvolvimento das atividades propostas em cada oficina e atividade em grupo foi perpetuado com objetivo de promover a interação e a participação de toda instituição escolar. A experiência realizada mostrou que há um distanciamento entre os serviços de saúde e de educação, sendo que muitas vezes a barreira está na própria resistência da escola. Nas oficinas de educação em saúde, as participantes mostraram grande interesse e puderam tirar suas dúvidas no decorrer das mesmas. Esse novo modelo de capacitação participativa traz como vantagens a troca de experiência entre os profissionais da educação e da saúde.

Palavras-chave


Multidisciplinar. Escola. Docentes. Intervenção.

Referências


  1. MEC Portal da educação - Programa Saúde na Escola
  2. Almeida, K.A.; Nuto, L.T.S.; Oliveira, G.C.; Holanda, F.E.B.P.N.; Freitas, B.M.R.;  Almeida, M.M. - Prática da Interdisciplinaridade do Pet-Saúde com Professores da Escola PúblicaRev. Bras. de Promoção Saúde, Fortaleza, 25(1): 80-85, jan./mar., 2012.
  3. SÁ, M.R. C.; GOMES, R. A Promoção da Saúde da Criança: A Participação da Fisioterapia. Rev. Ciênc.  Saúde Coletiva vol. 18 no. 4, Rio de Janeiro Apr. 2013.
  4. BRASIL. Ministério da Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Rev. Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 533-535, 2002.
  5. SANTOS, K. T.; GARBIN, A. J. I.; GARBIN, C. A. S. Saúde bucal nas escolas: relato de experiência. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.161-169, 2012.
  6. Berni, N.I.O.; Luz, M. H.; Kohlrausch, S. C. Conhecimento, percepções e assistência à saúde da mulher no climatério. Rev Bras Enferm 2007 maio-jun; 60(3):299-306.
  7. Costa GMC, CavalcantiVM, Barbosa ML, CelinoSDM, França ISX, Sousa FS. Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental.Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2013 abr/jun;15(2):506-15. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769.doi: 10.5216/ree.v15i2.15769.
  8. Silveira RE, Reis NA, Santos AS, Borges MR, Fonseca AS, Oficinas com professores: educação em saúde para o manejo com adolescentes, Acta Paul Enferm. 2012;25(Número Especial 2):169-74