Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONHECENDO E APRENDENDO A TRABALHAR NO SUS
Karoline da Silva Nogueira, Vitoria H.O.T Reis, Thayná G. Santos, Denis E.V. Britez, Osvaldinete L.O. Silva, Gicele Cielo

Resumo


Caracterização do problema: Um dos grandes desafios da formação profissional em saúde é formar profissionais capacitados a trabalharem de forma multiprofissional no SUS, sob pena de repetir o modelo de atenção desumanizado, fragmentado, centrado na recuperação biológica individual e com rígida divisão do trabalho e desigual valoração social das diversas áreas da saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem oportunizado a estudantes de graduação vivências práticas em atividades de caráter multiprofissionais, permitindo o conhecimento e a valorização das diversas áreas da saúde identificando as interfaces com o seu campo de conhecimento. Descrição experiência: Estudantes de Enfermagem e Nutrição da UFMS têm vivenciado essa experiência especialmente no Centro de Atendimento à Saúde da Mulher, que presta serviços de mastologia, patologia cervical, cirurgia ginecológica, planejamento familiar e acompanhamento de gestantes em gravidez de risco, sendo referência em atendimento à mulher no Município de Campo Grande. Os alunos participam de atividades de orientação sobre a prevenção do câncer de mama e da avaliação das gestantes nas pré-consultas. Outras atividades no Centro Especializado Municipal: observação de curativos do Programa Pé diabético, atividade educativa com crianças diabéticas e participação nas reuniões do Programa de Apoio ao Tabagista. Efeitos alcançados: A experiência contribuiu para o aprendizado do funcionamento de toda a rede do SUS, principalmente no atendimento de média complexidade; o contato com usuários; a vivência prática da teoria discutida em sala de aula; a atuação em equipe multidisciplinar qualificando a formação profissional. O serviço é também qualificado e auxiliado com a energia dos  estudantes na organização de atividades educativas e a possibilidade de ampliação da educação em saúde, visando ampliar a autonomia e a co-responsabilidade dos sujeitos no cuidado integral à sua saúde. Recomendações: Políticas indutoras da formação profissional voltada para o SUS, como o PET-Saúde, devem ser estimuladas e institucionalizadas pelas Instituições de Ensino Superior para garantir sua continuidade e ampliação a todos os acadêmicos de cursos na área da saúde no Brasil.

Palavras-chave


multiprofissionalismo; integralidade; saúde pública;