Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE, ENSINO E INTERPROFISSIONALIDADE: O VER-SUS COMO PRÁTICA INDUTORA DO TRABALHO EM EQUIPE
Vinicius Santos Sanches, Janainny Magalhães Fernandes, Wandriane de Vargas, Mara Lisiane de Moraes Santos, Adriane Pires Batiston, Fernando Pierette Ferrari, Vera Lucia Kodjaoglanian

Resumo


Introdução: Projetos com abordagens e objetivos comuns entre as profissões, bem como a responsabilização e horizontalidade da equipe, requerem o reconhecimento compartilhado de seus benefícios. O Ensino Interprofissional em Saúde é, atualmente, a principal estratégia de formação de profissionais aptos a para o trabalho em equipe, prática essencial para a integralidade no cuidado em saúde. Diante do exposto, o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) surge com a pretensão de qualificar futuros profissionais num espaço de formação e trabalho que dialogue com os processos organizativos e as necessidades do SUS. Objetivos: mensurar os aspectos do trabalho em equipe dentre os participantes deste Projeto VER-SUS do Mato Grosso do Sul. Métodos: As vivências no estado de Mato Grosso do Sul tiveram início em 2012. Ao término da segunda experiência, foi aplicado o questionário de avaliação da aprendizagem interprofissional, o Readiness-Interprofessional-Learning-Scal, com o intuito de mensurar os aspectos do trabalho em equipe dos viventes. Resultados: Até o momento, participaram da pesquisa 61 alunos de 8 Instituições de Ensino Superior e 8 cursos diferentes. Destes, 54 (88,52%) concordaram ou concordaram fortemente que há benefício para a saúde dos usuários quando os estudantes trabalham e resolvem os problemas em conjunto; 31,15% concordam e 67,21% concordam fortemente que o aprendizado junto a outros acadêmicos os ajudam a tornar um membro efetivo de uma equipe de saúde; 96,72% concordam ou concordam fortemente que a aprendizagem compartilhada com outros estudantes da área de saúde aumentam a vontade e capacidade para compreender os cuidados de saúde e os problemas clínicos. Os que concordam que o aprendizado junto a outros estudantes da área da saúde durante a formação irá melhorar os relacionamentos durante a vida profissional após a formatura, somam 93,44%, sendo que, destes, 70,49% concordam fortemente; 19,67% concordaram e 62,58% concordaram fortemente que há benefício para a saúde dos pacientes quando os estudantes trabalham e resolvem os problemas em conjunto. Conclusão: Nota-se que o VER-SUS tem alcançado seus objetivos no que se refere ao trabalho e aprendizado em equipe. Vivências e práticas como o VER-SUS possibilitam uma formação generalista e consistente para que o acadêmico adote uma ação profissional crítica, emancipadora, socialmente significativa e humana.

Referências


ARAUJO, Marize Barros de Souza  and  ROCHA, Paulo de Medeiros. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2 [cited  2012-11-25], pp. 455-464 . Available from: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000200022&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232007000200022.

 

BATISTA, Nildo Alves. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS • Volume 2 • Janeiro 2012.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Ver – SUS Brasil: cadernos de textos / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 299 p.