Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO SITUACIONAL EM SAÚDE
Viviane dos Anjos Maresi, Ana Carolina Menezes da Silva, Luiz Felipe da Silva Pinheiro, Vinicius Mendes da Fonseca Lima, Gilney Santos Costa

Resumo


Caracterização do problema: Durante a imersão dos residentes Multiprofissionais em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ FIOCRUZ, no campo de atuação prático da Estratégia de Saúde da Família (ESF), foi desenvolvido o Diagnóstico Situacional em Saúde (DSS). Ao considerar aspectos conceituais do DSS, verificamos seu caráter instrumental que oportuniza a consolidação do trabalho em parceria, por permitir contribuições de vários olhares, incluindo não apenas a identificação das necessidades, a detecção dos problemas e suas causalidades, como os recursos e as potencialidades locais que constituem reais oportunidades de desenvolvimento.  Enquanto instrumento, também pode ser utilizado tão somente para interpretar, descrever ou explicitar uma situação, um sujeito ou, ainda para aproximar-se de uma dada realidade. Também reconhecido como uma das etapas do processo de planejamento que antecede à programação. Descrição da experiência: O cenário do estudo em questão é a área de abrangência da equipe da ESF Nova Vila Turismo (NVT), localizada no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ. Compreendendo a dinâmica de mobilidade neste território, optamos por realizar o recorte histórico desta região através das falas dos próprios moradores, que ofertaram fatos e realidades ainda inéditas sobre esse território. Além do levantamento do perfil epidemiológico e sócio demográfico, compusemos a análise dos Determinantes Sociais da Saúde com diferentes abordagens. Construímos em conjunto com a equipe de saúde o mapa da rede de equipamentos sociais. Realizamos ainda a análise sobre os processos de trabalho e seus fluxos. Efeitos alcançados: Como uma proposta pedagógica o DSS nos permitiu ampliar o conhecimento sobre o território NVT e sobre a equipe de saúde. Permitiu identificar demandas e possibilidades tanto do território como da equipe. Deste modo poderemos organizar intervenções adequadas a sua realidade. Recomendações: As contribuições obtidas através da realização de um diagnóstico situacional são estendidas da equipe de saúde para o território, e por toda a rede na qual está articulada. Portanto para esta realização é necessário uma imersão completa no território e campo de trabalho, nos seus relacionamentos profissionais e com os usuários, onde se inicia pelo mapeamento completo do território, da rede de serviços que podem se articular, das potencialidades e necessidades e do processo de trabalho em equipe. .

Palavras-chave


diagnostico situacional; saúde da familia;

Referências


BRASIL. Coleção PROFORMAR, 2004.

SANTOS, C. H. Subsídios para elaboração do diagnóstico administrativo de enfermagem. Belo Horizonte, Legislação e Normas COREN-MG, Ed. Especial, p. 29-32, 1999/2002.

TANCREDI, Francisco Bernadini. Planejamento em Saúde, vol 2. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998.

SANTOS, M. Saúde e Ambiente no processo de desenvolvimento. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n.1, v.8, 2003.