Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Experiência do Pró-PET-Saúde em ações que potencializam as vivências interdisciplinares e multiprofissionais
Patrícia Faé, Carin Guarda, Gabriela Ferronato Pretto, Fátima Neiva Piovesan Bedin, Solange Kappes, Angelina Galupo, Aline Telles de Souza, Eduardo Favaretto, Vivanceli Brunello Piaz, Eliara Solange Muller, Bárbara Menegat Rossatto

Resumo


Caracterização do Problema: Para atingir as metas almejadas pela saúde pública, é necessário o envolvimento efetivo e participativo dos setores da sociedade, instituições de ensino, profissionais da saúde e comunidade no desenvolvimento de ações articuladas e coletivas que de fato possam promover saúde. A Estratégia da Saúde da Família (ESF) está pautada no trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, de forma ampliada, visando inclusive à criação de vínculos com os usuários e o Pró-PET-Saúde, que têm como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. A partir disto surgiu a necessidade de trabalhar o seguinte problema: Como se dão os processos de articulação entre os setores da educação e da saúde no viés da promoção da saúde no território do Bairro Bela Vista?  O Pró-PET-Saúde Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM) com foco na promoção da Saúde selecionou, como metodologia, atividades participativas, e este texto tem como objetivo relatá-las.  Descrição da experiência: No primeiro momento foi realizada: - a construção do referencial teórico; - a definição do território, considerando que esta é uma unidade que desenvolve atividades de promoção de saúde e recebe um número representativo de estagiários; - inserções dos bolsistas e preceptores para reconhecimento do Centro Saúde da Família (CSF). Posteriormente, o grupo realizou três oficinas participativas na unidade, sendo que duas delas tinham como objetivo identificar as concepções de saúde, promoção de saúde, trabalho interdisciplinar e multiprofissional dos servidores da saúde, de representantes dos usuários do serviço e estudantes universitários.  A terceira oficina possuiu caráter mais provocativo, pois foi realizada com a finalidade de identificar e propor aos estudantes da área da saúde que realizam seus estágios neste espaço juntamente com seus professores orientadores, atividades de promoção da saúde que pudessem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar e multiprofissional. Efeitos almejados: Estágios curriculares que são desenvolvidos na CSF Bela Vista sejam realizados de forma interdisciplinar e multiprofissional; - Maior compreensão dos profissionais, estudantes e comunidade quanto ao conceito ampliado de saúde e promoção da saúde; Recomendações: Que as atividades desenvolvidas no local sejam em caráter permanente e que sirvam de projeto piloto para as demais unidades de saúde do município e da região; - Inserir atividade educativas e interativas que tratam dos temas deste projeto no CSF Bela Vista.

 

 


Palavras-chave


Promoção de Saúde; Articulação de estágios; Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 87p.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. CARTA DE OTTAWA. Ottawa, novembro de 1986.

STOTZ, E. N. Enfoques sobre educação e saúde. In: VALLA, V. V; STOTZ, E. N. (Org.). Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. p. 11-22.

GAVIDA, V. Saúde, educação e qualidade de vida: Como as concepções de professores afetam a saúde. Santa Fe de Bogotá: Magistério; 1998.

BUCHELE, F; COELHO, E. B. S; LINDNER, S. R. A promoção da saúde enquanto estratégia de prevenção ao uso das drogas. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v 14, n. 1, Fevereiro de 2009.