Resumo
Caracterização do Problema: Para atingir as metas almejadas pela saúde pública, é necessário o envolvimento efetivo e participativo dos setores da sociedade, instituições de ensino, profissionais da saúde e comunidade no desenvolvimento de ações articuladas e coletivas que de fato possam promover saúde. A Estratégia da Saúde da Família (ESF) está pautada no trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, de forma ampliada, visando inclusive à criação de vínculos com os usuários e o Pró-PET-Saúde, que têm como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. A partir disto surgiu a necessidade de trabalhar o seguinte problema: Como se dão os processos de articulação entre os setores da educação e da saúde no viés da promoção da saúde no território do Bairro Bela Vista? O Pró-PET-Saúde Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM) com foco na promoção da Saúde selecionou, como metodologia, atividades participativas, e este texto tem como objetivo relatá-las. Descrição da experiência: No primeiro momento foi realizada: - a construção do referencial teórico; - a definição do território, considerando que esta é uma unidade que desenvolve atividades de promoção de saúde e recebe um número representativo de estagiários; - inserções dos bolsistas e preceptores para reconhecimento do Centro Saúde da Família (CSF). Posteriormente, o grupo realizou três oficinas participativas na unidade, sendo que duas delas tinham como objetivo identificar as concepções de saúde, promoção de saúde, trabalho interdisciplinar e multiprofissional dos servidores da saúde, de representantes dos usuários do serviço e estudantes universitários. A terceira oficina possuiu caráter mais provocativo, pois foi realizada com a finalidade de identificar e propor aos estudantes da área da saúde que realizam seus estágios neste espaço juntamente com seus professores orientadores, atividades de promoção da saúde que pudessem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar e multiprofissional. Efeitos almejados: Estágios curriculares que são desenvolvidos na CSF Bela Vista sejam realizados de forma interdisciplinar e multiprofissional; - Maior compreensão dos profissionais, estudantes e comunidade quanto ao conceito ampliado de saúde e promoção da saúde; Recomendações: Que as atividades desenvolvidas no local sejam em caráter permanente e que sirvam de projeto piloto para as demais unidades de saúde do município e da região; - Inserir atividade educativas e interativas que tratam dos temas deste projeto no CSF Bela Vista.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 87p.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. CARTA DE OTTAWA. Ottawa, novembro de 1986.
STOTZ, E. N. Enfoques sobre educação e saúde. In: VALLA, V. V; STOTZ, E. N. (Org.). Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. p. 11-22.
GAVIDA, V. Saúde, educação e qualidade de vida: Como as concepções de professores afetam a saúde. Santa Fe de Bogotá: Magistério; 1998.
BUCHELE, F; COELHO, E. B. S; LINDNER, S. R. A promoção da saúde enquanto estratégia de prevenção ao uso das drogas. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v 14, n. 1, Fevereiro de 2009.