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A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES NO AMAZONAS
Resumo
Introdução: A formação em ato com o uso de metodologias ativas nos processos de formação dos trabalhadores de saúde é uma diretriz recomendada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, são necessárias, além da própria formação dos profissionais de saúde, a abertura de canais de comunicação com os gestores dos sistemas locais de saúde capacitados, para que estes possam incorporar os pressupostos da horizontalidade do cuidado, a humanização e a articulação entre os saberes científico e popular, no atendimento ás necessidades de saúde da população. Objetivo: apresentar a experiência de formação de tutores no curso de Especialização em Educação Permanente em Gestão Regionalizada do SUS no estado do Amazonas. Metodologia: A proposta de formação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização, por oferecer subsídios para uma aprendizagem significativa. A formação dos tutores se deu na sua prática de acompanhamento da formação de alunos gestores no Curso, onde como os facilitadores de todo processo pedagógico, participavam do desenvolvimento e planejamento dos Seminários Regionais e Estaduais. O material educativo foi produzido de forma coletiva. Nessa perspectiva, as atividades propostas, abrangiam encontros presenciais (seminários estaduais) e atividades à distância. Os encontros presenciais compreendiam momentos de discussões teórico-práticas, momentos de leitura, debate e reflexão, oficinas temáticas e de avaliação tendo como ponto de partida o cotidiano de suas atividades junto ao SUS. Os tutores participaram do processo de validação dos material didático, produzidos especialmente para o Curso, material que foi incorporado na formação dos alunos gestores. O Trabalho Final dos Tutores consistiu na proposta de uma narrativa sobre o processo de acompanhamento pedagógico dos alunos gestores. Resultados: a formação proporcionou a ativação a nível loco-regional de processos de educação permanente em saúde nas regionais do estado do Amazonas. Além disto, favoreceu o desenvolvimento de competências por parte dos tutores, para sensibilizar e motivar os gestores municipais e estaduais num processo de transformação das práticas dos profissionais, para que sejam ressignificados os processos de trabalho em saúde, em especial os de gestão.
Palavras-chave
educação permanente, tutoria; gestão em saúde; Amazônia.