Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CUIDADO HUMANIZADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA COM CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Meury Lima Duarte, Thamy Braga Rodrigues, Jéssika Andrade Moraes da Luz, Silvana Oliveira Silva, Rosângela de Moraes Lacerda

Resumo


Caracterização do problema: O câncer é um processo patológico que começa quando uma célula anormal é transformada pela mutação genética do DNA celular. Configura-se como um problema de saúde pública mundial. Em alguns países desenvolvidos é considerado como a principal causa de morte. A enfermagem humanizada tem ganhado espaço a partir dos anos 80, que este profissional sabe com extrema competência cuidar do corpo físico do paciente, mas o lado psico-sócio-espiritual. O trabalho objetivou relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no cuidado humanizado a uma criança com câncer. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau em um Hospital terciário de referencia no Norte e Nordeste do Brasil, localizado no município de Fortaleza-Ceará, no cuidado à crianças com diagnóstico médico de Câncer. Efeitos alcançados: Foi levada em consideração na humanização da assistência de enfermagem a estrutura física assim como uma equipe interdisciplinar bem treinada e orientada para o tipo de serviço que será prestado naquele local para que se possa oferecer o cuidado de qualidade. Criança em fase terminal frequentemente tem sentimentos de impotência, desesperança e isolamento, podendo afetar a sensibilidade do cuidador. Recomendações: recomenda-se que a experiência foi satisfatória para o crescimento do profissional que está em processo de formação. Propõe-se que a enfermagem humanizada esteja presente no dia-a-dia das crianças que necessitam de seus cuidados, mesmo com todas as dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem, e por seus clientes, a humanização faz parte de um atendimento impar e de qualidade, e que por esse atendimento diferenciado é que se passam segurança para as partes envolvidas no processo viver/ morrer, sendo necessária constante capacitação da equipe que trabalha com este público.

Palavras-chave


Oncologia; Humanização; Pediatria

Referências


1. Smeltzer SC, Bare BG. Oncologia: cuidado de enfermagem à pessoa com câncer. In: Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.p.252-3.

 

2- GRABOIS, Marilia Fornaciari; OLIVEIRA, Evangelina X. G. de; CARVALHO, Marilia Sá. Childhood cancer and pediatric oncologic care in Brazil: access and equity. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 27, n. 9, Sept.  2011 .   Disponivel<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2011000900005&lng=en&nrm=iso>. Acesso>  20  Nov.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000900005.

3- MENOSSI, M. J. CAVICCHIOLI, A. C.; LIMA, R. A. G. CÂNCER INFANTIL: O ITINERÁRIO DIAGNÓSTICO. São Paulo 2009. Disponivel< http://www.oncopediatria.org.br/content/cancer-infantil-o-itinerario-diagnostico>. Acesso em< 20 Novembro de 2013.

4- Nehmy R. M. Q., Brito A. C., Mota J. A. C., Oliveira B. M., A perspectiva dos pais sobre a obtenção do diagnóstico de leucemia linfóide aguda em crianças e adolescentes: uma experiência no Brasil. Recife. 2011. Pg-293. Disponível< http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v11n3/a10v11n3. Acesso< 23 setembro 2013

5- Avanci BS, Carolindo FM, Góes FGB, Netto NPC. Cuidados paliativos à criança Oncológica Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 708-16. Disponível < http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n4/v13n4a04.pdf.  Acesso< 23 setembro 2013

6- Sá A. C. Reflexão sobre o cuidar em Enfermagem: uma visão do ponto de vista da espiritualidade humana e da atitude crística. São Paulo. 2009. Disponível < http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/67/205a217.pdf. Acesso< 23 setembro 2013.

7- A morte e o morrer - Kubler- Ross- 7ª Ed. São Paulo; 1996.