Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OFICINA EDUCATIVA SOBRE ASPECTOS LEGAIS E DIREITOS DURANTE O CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL
Alline Falconieri de Moura, Ruanna Lorna Vieira Fernandes, Maria de Fátima Farias Valente, Marta Maria Soares Herculano, Ana Kelve de Castro Damasceno

Resumo


Caracterização do problema: Ainda que um dos preceitos básicos da atenção pré-natal, o esclarecimento dos principais questionamentos, pode ocorrer dificuldades além dos comumente abordados, como o esclarecimento sobre os aspectos legais e direitos da mulher durante o ciclo gravídico puerperal. Uma estratégia de compartilhamento eficaz é a formação de grupo de gestantes, ambiente favorável para o processo educativo por meio de atividades de educativas. Objetiva-se relatar a realização de oficina educativa, sobre os aspectos legais e direitos das gestantes e puérperas no ciclo gravídico-puerperal. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado no decorrer da realização do grupo de gestantes, que abordou diversas temáticas. Os encontros ocorreram semanalmente, somando-se doze encontros, com duração de dois meses. A oficina referente aos direitos das gestantes e puérperas foi realizada no mês de junho/2013, foi ministrada pelas seis Residentes de Enfermagem Obstétrica RESENFO/MEAC/UFC. A população do estudo foi constituída por gestantes acompanhadas no pré-natal no Centro de Parto Natural Lígia Barros Costa, da Universidade Federal do Ceará. A amostra foi composta por cinco grávidas e uma acompanhante. Utilizou-se o pré e o pós-teste como instrumento de avaliação. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, segundo Resolução 196/96. Efeitos alcançados: A atividade educativa ocorreu por meio de exposição dialogada com o uso de tecnologia multimídia para compartilhar o conhecimento de forma didática e clara, ao final foi distribuído folder educativo construído pelas residentes, contendo o resumo dos assuntos abordados. Após análise do pré e do pós teste, percebeu-se a carência de informações prévias acerca da temática, sendo notória a absorção de conhecimento após o desenvolvimento da atividade educativa. A oficina proporcionou novos conhecimentos para as participantes envolvidas no grupo de gestantes. Recomendações: Além das atividades de educação em saúde já desenvolvidas durante as consultas de pré-natal, também é importante que orientações sobre os direitos da mulher durante o ciclo gravídico-puerperal ocorra de forma gradual e contínua, pois apoderar-se desses conhecimentos está intimamente relacionado com autonomia, empoderamento e confiança.

Palavras-chave


Papel do Profissional de Enfermagem; Educação em Saúde; Gravidez;