Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE: MITOS E PRECONCEITOS
Claúdia Patrícia Viana Henriques, Andracy Ferreira Lima

Resumo


O tema da sexualidade nem sempre é tratado com abertura e naturalidade, podendo inclusive gerar alguns mitos e preconceitos na vivência íntima das pessoas idosas. Com isso o presente trabalho buscou identificar os principais mitos e preconceitos, frente à sexualidade na terceira idade, detalhando na sua prática cotidiana relacionada à sua sexualidade, no tocante ao trabalho diferenciado dos profissionais de saúde frente a essas questões. OBJETIVOS Conhecer por meio de pesquisa de campo os principais mitos e preconceitos do idoso em relação a sua sexualidade e conhecer o perfil do idoso que se considera sexualmente ativo. MÉTODOS O trabalho fundamenta-se em uma pesquisa de cunho quantitativo. O campo de pesquisa foram os comunitários acima de 60 anos atendidos pelas unidades de saúde do PSF e PACS, localizados no distrito sanitário V, nas microrregiões 5.2 e 5.3, da cidade do Recife – PE, durante os meses de Maio a Junho de 2012 em dias alternados. O instrumento de coleta dos dados da pesquisa de campo será um questionário estruturado, desenvolvido pelos próprios pesquisadores para coleta. Composto por 19 questões fechadas e concisas. RESULTADOS Os dados obtidos dizem respeito aos 100 questionários aplicados, onde foram elencados as seguintes categorias: o perfil econômico/social dos entrevistados e relacionamentos sexuais com parceiros, onde a partir desta, foram destrinchados aspectos particulares como vida sexual ativa, parceiros fixos, problemas no ato sexual, métodos de estimulação sexual, dialogo sobre sexo com o parceiro, importância da atividade sexual, métodos de proteção, informação profissional e meios de informação profissional. CONCLUSÃO A partir da análise dos dados foi possível compreender o processo de produção de sentido subjetivo da sexualidade na terceira idade, tendo como referência a experiência, a vivência, a história de vida e a singularidade de cada sujeito na sua concretude. Embora o idoso tenha suas limitações, a sexualidade não pode ser esquecida e levada a um segundo plano em sua existência, pois como dizem os teóricos, tanto o homem ou a mulher, tem prazeres sexuais (diminuídos ou não) até a idade avançada. Devido à relevância do tema sugere-se que os profissionais de saúde deem importância necessária, tanto para esta população que cresce a cada dia, como para o tema abordado que é de grande relevância para a saúde publica hoje e que tem despertado a curiosidade da população idosa.

Palavras-chave


Sexualidade; Terceira Idade; Preconceitos

Referências


- BUTLER RN, LEWIS MI Sexo e amor na terceira idade. São Paulo: Summus Editorial, 1985.

- DAVIDSON S. Sexuality in the elderly: what is the health Professional,s role? Perspectives 19(2): 6-8, 1995.

- GUIA SERASA DE ORIENTAÇÃO AO CIDADÃO: Saiba como amadurece mantendo a saúde, os direitos, os prazeres e o bom humor. www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/75.htm

- HILLIMAN JL, STRCKER G. A linkage off knowledge and attitudes toward elderly sexuality: not necessarily a uniform relationship. The Gerontologist 34(2): 256-60, 1994.

- INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA – Sally Reach. Editora: Guanabara Koogan S.A. 2003.

- LO PICOOLO J. Counseling and therapy for sexual problems in the elderly . Clinics in Geriatric Medicine 7(1): 161-79, 1991.

- RIBEIRO, A. Sexualidade na Terceira Idade. In: NETTO, M. P. Gerontologia. A Velhice e o Envelhecimento em Visão Globalizada. São Paulo: Atheneu, 2002. ROACH, S. Introdução à Enfermagem Gerontológica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

 

- SACILOTO, B; LORENZI, D. R. S. Frequência da atividade sexual em mulheres menopausadas. Rev. Assoc Med Bras; 52(4):256-60; 2006.

 

-PORTAL 3ª IDADE– Diálogo aberto. Disponível em http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/sexualidade_3i/index.htm, acessado em 20 de Agosto de 2012.

- SECOM. Oficina de debate de sexualidade e prevenção da AIDS por idosos. João Pessoa, 16 out. 2007.