Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
OFICINA DE CUIDADOS: EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO COM PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL EM CRISE
Ana Raquel Silva de Paula, Nayara Alacoque Coelho, Teresa Cristina Silva Kurimoto

Resumo


As Oficinas Terapêuticas em saúde mental, entendidas como dispositivos que não seguem uma fundamentação teórica rígida nem um modelo padrão de realização, situam-se como construções nascidas do cotidiano e vivências dos participantes (LOPES, 1996 apud GALETTI, 2004). Nesse sentido, questiona-se: em que medida é possível a realização de oficinas terapêuticas com doentes mentais em crise nas quais se abordem a prevenção e promoção a saúde? O projeto de extensão universitária ‘Oficina de Cuidados’ promovido pela Escola de Enfermagem da UFMG, acontece em serviço público da Rede de Atenção Psicossocial para atendimento a portadores de sofrimento mental em crise. Tem como objetivo promover em oficinas a autonomia dos usuários por meio do cuidado com o próprio corpo. As oficinas são temáticas e surgem das demandas do serviço, usuários ou doenças prevalentes.  Nelas os usuários são convidados a conhecer, discutir e planejar uma ação educativa para os demais frequentadores do serviço, sendo, no caso, o tema Acidente Vascular Cerebral (AVC). O propósito era conceituar, aprender a identificar os 3 sinais básicos, discutir a importância de um socorro rápido e quem deve ser chamado em caso de AVC. O método consistiu em duas fases: (1) roda de conversa e (2) criação e produção de meio para divulgar esse conhecimento. Participaram dessa oficina seis usuários do serviço. Os participantes relacionaram o tema AVC com: “problema na cabeça; derrame; quando a pressão sobe; paralisia no corpo; dentre outros”. Da tempestade de ideias passou-se à discussão na qual surgiu a pergunta “como eu sei que a pessoa está tendo um AVC?”. Eles trouxeram respostas: “a pessoa desmaia; fica tremendo; entorta a boca”, dentre outras. Os participantes decidiram por uma produção coletiva (cartaz). A despeito de ser esse um serviço de atendimento a usuários em crise existem ali condições de implementação de ações de promoção a saúde e prevenção de doenças desde que sejam adotadas metodologias ativas que valorizem a participação como elemento fundamental do processo ensino-aprendizagem. Por possibilitar a expressão e proporcionar um espaço geralmente lúdico, as oficinas terapêuticas são essenciais no trabalho de promoção em saúde e prevenção de agravos, na medida em que os acontecimentos ocorrem de acordo com a experiência de cada sujeito, isso permite que cada atividade seja um momento singular.

Palavras-chave


saúde mental; educação em saúde; oficinas terapeuticas

Referências


* SARACENO, B. Libertando identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. Belo Horizonte: Te Corá, 1999.

* PHILIPPINI, A. Arteterapia, um Caminho in Revista Imagens da Transformação,  Vol. I, Luz Azul ,Minas Gerais, 1994.

* GRECO, M.G. Oficina: uma Questão de Lugar? In Oficinas Terapêuticas em Saúde Mental - Sujeito, Produção e Cidadania. Rio de Janeiro: Contracapa, 2004.

* GUERRA, A. M. C. Oficinas em Saúde Mental: Percurso de uma História, Fundamentos de uma Prática. In Oficinas Terapêuticas em Saúde Mental - Sujeito, Produção e Cidadania. Rio de Janeiro: Contracapa, 2004.

* MENDOÇA, T. As oficinas na saúde mental: relato de uma experiência na internação. Belo Horizonte, 2005.