Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A APLICABILIDADE DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Felipe Lima dos Santos, Bruna Alessandra Saldanha Facinni, Bruna Moraes de Oliveira, Maiara Leal da Trindade, Vanessa Oliveira Rezende Sant’ana, Luana Amaral Alpirez

Resumo


Caracterização do problema: A educação em saúde é um processo relacionado à aprendizagem, desenhada para alcançar a saúde e atender a população de acordo com sua realidade. Ela deve provocar conflito nos indivíduos, criando oportunidade para que a cultura seja pensada e repensada, empoderando o indivíduo para transformar sua realidade. Descrição da experiência: Durante aula prática da disciplina de Educação em Saúde da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas, um grupo de alunos foi designado para realizar a prática de educação em saúde com acompanhantes de pacientes internados na Enfermaria do Hospital 28 de Agosto. Foi usada a Metodologia Problematizadora tendo como base as etapas do Arco de Maguerez. Na observação da realidade, os alunos conversaram informalmente com os acompanhantes e pacientes, buscando levantar informações sobre problemas que passavam. Após isto, definiram-se os pontos-chaves mais relevantes: direitos dos acompanhantes e pacientes no ambiente hospitalar; bem como cuidados e métodos de higiene, levando-se à Teorização, que permitiu a análise do problema e estudos aprofundados sobre ele. Foram buscadas hipóteses de solução e construção de respostas e elaboração de meios para pôr em prática as tentativas de solucionar os problemas apresentados. Assim, foram construídos cartazes e cartilhas e optou-se por explanações claras e simples. A aplicação à realidade consistiu na volta dos alunos ao hospital com seus materiais para apresentação para os acompanhantes e pacientes que lá se encontravam e posterior conversa quando havia questionamentos. Efeitos alcançados: Os objetivos de construir o conhecimento a partir do aluno (acompanhante/paciente) foram atingidos e desse modo, contribuir para mudança da realidade. A riqueza encontrada na metodologia está nas características mobilizadoras de diferentes pensamentos dos sujeitos envolvidos e na orientação para que se alcance os resultados pretendidos. Recomendações: A intervenção da prática educativa culminou em uma integração entre os educadores e os educandos, as ações particulares com os indivíduos integralizaram o processo do conhecimento após a observação da realidade, idealizada pelo Arco. A Teoria da Problematização, estudada e debatida dentro de sala de aula, foi aplicada na realidade de acompanhantes de internados em hospital público. Notou-se que o processo de Educação em Saúde é dinâmico e adapta-se às situações imprevistas que possam surgir


Palavras-chave


Educação em Saúde; Arco de Maguerez; Metodologia Problematizadora