Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS NO PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE, NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Paula Bastos de Jesus, Bianca Saionara Lima Pessôa, Edlla Virginia Rios Lima, Elmirene Santos da Silva, Eloisa Bahia Santana, Leonardo Almeida Santos, Maricélia Lima de Maia, Michelle Miranda Lopes Falcão

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS) visa à formação do aluno através do trabalho e, possibilita a troca de experiência e conhecimento entre profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos de cursos de graduação da área da saúde. Além disso, permite a integração ensino-serviço-comunidade1. Como discentes participantes do programa, propomos um relato da nossa experiência no PET-Saúde/VS na Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no município de Feira de Santana – Bahia. Descrição da experiência: Como bolsistas do PET-Saúde/VS tivemos a oportunidade de vivenciar diversas experiências, dentre elas, a análise e avaliação do sistema de vigilância das doenças transmissíveis, não transmissíveis e imunopreveníveis; investigação de óbitos por causa mal definida, doenças exantemáticas e Leishmaniose; realizar atividades de educação em saúde na comunidade com ênfase na prevenção e no controle de agravos, bem como educação permanente em saúde com trabalhadores de saúde da Atenção Básica; e por fim, participação em diversos eventos científicos e inserção em projetos de pesquisa. Efeitos alcançados: A participação no PET-Saúde/VS proporciona aos acadêmicos a troca de conhecimentos com profissionais e acadêmicos de diferentes áreas da saúde, favorecendo a interdisciplinaridade; também contribui para o conhecimento do funcionamento e, a importância da VE para a criação de políticas públicas de saúde voltadas para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças transmissíveis, não transmissíveis e imunopreveníveis. Além disso, proporciona o contato com a comunidade contribuindo para a integração entre ensino-comunidade-serviço e para a formação dos futuros profissionais, instigando, nos mesmos, o comprometimento com o bem estar da comunidade e a prática responsável de ações de saúde de acordo com as necessidades da população. Desse modo, prepara os acadêmicos para atuar no sistema de saúde vigente no país e fortalecer os princípios do SUS. Recomendações: Estas oportunidades de formação precisam ser multiplicadas para o fortalecimento dos princípios do SUS nos serviços de saúde e melhorar a atuação dos trabalhadores da saúde na Vigilância à Saúde.

Palavras-chave


Vigilância em Saúde; Acadêmicos

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ SAÚDE): objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília/DF, 2007. Disponível em:< http://www.prosaude.org/publicacoes/pro_saude1.pdf>. Acesso em: 10 Nov. 2013.