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VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS NO PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE, NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA – BA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS) visa à formação do aluno através do trabalho e, possibilita a troca de experiência e conhecimento entre profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos de cursos de graduação da área da saúde. Além disso, permite a integração ensino-serviço-comunidade1. Como discentes participantes do programa, propomos um relato da nossa experiência no PET-Saúde/VS na Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no município de Feira de Santana – Bahia. Descrição da experiência: Como bolsistas do PET-Saúde/VS tivemos a oportunidade de vivenciar diversas experiências, dentre elas, a análise e avaliação do sistema de vigilância das doenças transmissíveis, não transmissíveis e imunopreveníveis; investigação de óbitos por causa mal definida, doenças exantemáticas e Leishmaniose; realizar atividades de educação em saúde na comunidade com ênfase na prevenção e no controle de agravos, bem como educação permanente em saúde com trabalhadores de saúde da Atenção Básica; e por fim, participação em diversos eventos científicos e inserção em projetos de pesquisa. Efeitos alcançados: A participação no PET-Saúde/VS proporciona aos acadêmicos a troca de conhecimentos com profissionais e acadêmicos de diferentes áreas da saúde, favorecendo a interdisciplinaridade; também contribui para o conhecimento do funcionamento e, a importância da VE para a criação de políticas públicas de saúde voltadas para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças transmissíveis, não transmissíveis e imunopreveníveis. Além disso, proporciona o contato com a comunidade contribuindo para a integração entre ensino-comunidade-serviço e para a formação dos futuros profissionais, instigando, nos mesmos, o comprometimento com o bem estar da comunidade e a prática responsável de ações de saúde de acordo com as necessidades da população. Desse modo, prepara os acadêmicos para atuar no sistema de saúde vigente no país e fortalecer os princípios do SUS. Recomendações: Estas oportunidades de formação precisam ser multiplicadas para o fortalecimento dos princípios do SUS nos serviços de saúde e melhorar a atuação dos trabalhadores da saúde na Vigilância à Saúde.
Palavras-chave
Vigilância em Saúde; Acadêmicos
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ SAÚDE): objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília/DF, 2007. Disponível em:< http://www.prosaude.org/publicacoes/pro_saude1.pdf>. Acesso em: 10 Nov. 2013.