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NOVO MODELO CURRICULAR PARA EMANCIPAÇÃO DO DISCENTE DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do problema: O nosso relato objetiva expor a experiência adquirida no primeiro módulo do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Pernambuco que visa à construção da identidade profissional, da formação do pensamento crítico e do trabalho em equipe, fundamentado na pedagogia historio-critica e contribuindo para a formação humanística do discente. Partindo desse pressuposto este modelo curricular apresenta-se como inovador, por ser contra hegemônico, visto que transcende o modelo biologicista de se ver a saúde. Descrição da experiência: O módulo se caracteriza por proporcionar uma interação ensino-serviço que induz o discente a uma postura questionadora e proativa. As práticas foram realizadas no período de março a junho de 2013, na Comunidade de Passarinho Alto, Recife-PE. A interação dos estudantes com a comunidade se deram a partir de ações de mapeamento do território, cadastramento das famílias residentes em área descoberta de Agente Comunitário de Saúde, além de ações de educação em saúde. Estas últimas incluíram orientações porta-porta sobre hábitos de vida saudável, palestras que abarcaram agravos e riscos a saúde, previamente identificados como mais prevalentes na população. A partir de uma reflexão própria dessa experiência os discentes construíram o diagnóstico da situação de saúde da comunidade referida. Efeitos alcançados: As vivências coletivas com a Equipe de Saúde da Família (ESF) e comunitários proporcionaram aos estudantes intervir na situação de saúde, a partir de uma visão ampliada do processo saúde-doença. Tornou possível que desde o primeiro modulo da graduação o discente se posicione como protagonista do seu processo ensino-aprendizagem. Recomendações: A contribuição do modelo inovador proposto para graduação em Enfermagem alcançou efeitos positivos na construção de um individuo critico-reflexivo com potencial transformador. Portanto esse novo modelo merece ser estendido para outros cursos universitários, possibilitando com isso a formação de profissionais autônomos e comprometidos em atuar nas dificuldades sociais e assim responder as demandas da Atenção Básica em Saúde de modo multidisciplinar.
Palavras-chave
Educação em Enfermagem; Prática Profissional; Integração Comunitária.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. (Série E. Legislação em Saúde).
GONDIM, G.M. M. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ: 2008.
PAIM, J.; et al. Sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. The Lancet, p. 11-31, maio 2011.