Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES SOBRE PEDICULOSE EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO AMAZONAS
Alef Alioscha Andrade Maia, Giuseppe Lemos Pertoti de Figueiredo, Luana Catarina Marinho Serruya, Rosana Pimentel Correia Moyses, Celsa da Silva Moura Souza

Resumo


Caracterização do problema: A pediculose no Brasil é um problema de saúde pública, acometendo,sobretudo, crianças em idade escolar. Este trabalho relata a atividade desenvolvida na Escola Olavo Bilac, da comunidade São Domingos, a 50 km do município de Novo Airão-AM. Em  mutirão realizado por nossa equipe, pôde-se observar altos índices de pediculose: de 46 crianças examinadas, 65,21% apresentavam a doença. A partir disso, elaborou-se uma atividade de educação em saúde nos moldes do grupo focal. Descrição da Experiência: Foram reunidos 9 mães, 4 alunos e 3 acadêmicos de medicina, estes dispostos como: dois moderadores, responsáveis por direcionar a discussão, incentivar a participação e fazer esclarecimentos; e um observador, cuja função era registrar a discussão. Os membros, inicialmente, se apresentavam e falavam uma algo sobre seu conhecimento no assunto.  Em seguida, foram feitas perguntas a fim de perceber  concepções dos participantes a respeito da pediculose. Algumas perguntas feitas foram: “É normal ter piolho?”; “No que o piolho nos atrapalha?”; “Como se pega piolho?”; “Como tratamos o piolho?”. Ao fim, cada participante foi convidado a dizer o que a atividade lhe acrescentou e em seguida recebia um brinde. É importante salientar que durante a reunião, eram dadas informações adequadas a respeito da doença, sua transmissão e tratamento. Efeitos alcançados Ao serem questionados se ter piolho era normal, a maioria dos participantes respondeu “sim, todos tem ou vão ter algum dia”, denotando uma resistência em compreender a pediculose como doença, o que afeta ainda mais sua prevenção e tratamento. Os participantes  afirmaram que  o piolho diminui o rendimento escolar, perturba o sono e afeta a auto-estima. Notaram-se diversas crendices a respeito da doença: tratamento feito com gasolina, o fato de o inseto voar,  gostar de “sangue doce”, e “nascer do sujo”. Buscou-se desmistificar estas idéias. A falta de informação foi apontada como obstáculo ao tratamento.  Este não é eficaz quando feito individualmente, sendo necessária sensibilização da comunidade “apenas uma família se tratando não resolve o problema”. Ao fim, os participantes afirmaram nunca ter recebido instruções sobre a doença e se propuseram a ser divulgadores da informação obtida. Recomendações Para o êxito da técnica é fundamental buscar conhecer a realidade local e escolher perguntas norteadoras pertinentes, a fim de que se alcance o objetivo. Para melhor registro é necessário o uso do gravador.

Palavras-chave


Pediculose; Grupo Focal;

Referências


  • ALENCAR, R.A.; SILVA, S.; MADEIRA, N.G.; Avaliando o conhecimento, a prática e a atitude da população em pediculose. In: XLI CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, p.30, 2005, Florianópolis.
  • BORGES, R.; MENDES, J. Epidemiological aspects of head lice in children attending day care centres, urban and rural schools in Uberlandia, central Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz, v.97, p.189-92, 2002.
  • Catalá S, Carrizo L, Córdoba M, Khairallah R, Moschella F, Bocca JN, et al. Prevalência e intensidade da infestação por pediculus humanus capitis em escolares de seis a onze anos. Rev Soc Bras Med Trop 2004 nov/dez; 37(6): 499-501.
  • LINARDI, Pedro Marcos et al . Infestação por Pediculus humanus (Anoplura: Pediculidae) no Município de São Paulo, SP, Brasil. Rev. Saúde Pública,  São Paulo ,  v. 32, n. 1, Feb.  1998 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101998000100012&lng=en&nrm=iso>. access on  20  Nov.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000100012.
  • Pelicioni, Maria Cecilia Focesi. "A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde." Revista da Escola de Enfermagem da USP 35.2 (2001): 115-121.
  • ZIMMERMANN, Marlene Harger, and Pura Lúcia Oliver MARTINS. "Grupo Focal na Pesquisa qualitativa: relato de experiência." VIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE); III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE). 2008.