Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Julia Pereira da Silva, Adriana Gomes da Rocha Veronici, Regina Cláudia Melo Dodt

Resumo


A educação em Saúde é um artefato capaz de produzir ação, é um processo de trabalho dirigido para atuar sobre o conhecimento das pessoas, para que ocorra desenvolvimento de juízo crítico e capacidade de intervenção sobre suas próprias vidas, ou seja, apropriação da existência como ser humano. Para tanto a promoção da saúde só se concretiza em estilos de vida e políticas públicas saudáveis se ações educativas ocorrerem simultaneamente, viabilizando a participação de indivíduos, grupos, enfim, da sociedade como todo. A tuberculose ainda é, mundialmente, um importante problema de saúde pública. Diante disso, se faz necessária elaboração de estratégias para seu controle, como a busca ativa em sintomáticos respiratórios (SR), de forma que contribui positivamente na detecção precoce da doença oferecendo o tratamento adequado e interrompendo a cadeia de transmissão da doença. Objetivou-se relatar a experiência das autoras na execução de atividade educativa sobre Tuberculose, desenvolvido com metodologia participativa. A busca ativa de SR para TB se deu em três momentos: em uma delegacia que abrigava 14 detentos aglomerados em duas celas com pouca iluminação e ventilação. Achou-se conveniente realizar com os funcionários da delegacia os quais demonstraram interesse pela a temática. O segundo encontro foi na escola de ensino médio e fundamental (EEMF) com adolescentes maiores de quinze anos. O terceiro encontro se deu com os topiqueiros, com resultado satisfatório, mediante a preocupação destes com a problemática e o grau de curiosidade dispensada, quanto à temática abordada, porém houve algumas limitações devido o tempo de parada desses funcionários, no terminal ser bastante reduzido. Apesar disso houve interação e pôde-se observar um grau de interesse de serem multiplicadores do processo educativo sobre o tema. Considerando-se que a educação em saúde é um processo de ensino-aprendizagem que visa a promoção da saúde, o enfermeiro é o principal educadorcapaz de criar estratégias que possibilitem transformações no indivíduo, na família na comunidade e na sociedade como um todo. Portanto chama-se a atenção para o importante paradigmada ciência do cuidado, a arte de criar, interpretando as necessidades do sujeito em questão. E ações de saúde, numa perspectiva contextual, histórica, coletiva e ampla, atraindo assim a população, para participação e cooperação nas atividades educacionais.

Palavras-chave


Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Tuberculose. Enfermagem

Referências


SILVA, GILBERTO TADEU REIS; ESPÓSITO, VITÓRIA HELENA CUNHA. Educação e Saúde: cenários de pesquisa e intervenção. São Paulo: Martinari, 2011.

PEREIRA, ISABEL MARIA TEIXEIRA BICUDO; PENTEADO, REGINA ZANELLA; MARCELO, VÂNIA CRISTINA MARCELO. Promoção da saúde e educação em saúde: uma parceria saudável. Mundo saúde (Impr.) (1995);24(1):39-44, jan.-fev. 2000.

SOUZA, LUCCAS MELO DE; WEGNER, WILLIAM; GORINI, MARIA ISABEL PINTO COELHO. Educação em Saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. Rev Latino-am Enfermagem,15(2), 2007.