Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Louise Anne Reis da Paixao, Ludimilia Cuzatis Gonçalves, Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme

Resumo


A educação em saúde é um elemento essencial que compõe a Estratégia de Saúde da Família não só para ser desenvolvida na própria Unidade Básica de Saúde como em como em outros espaços, como as escolas, por exemplo. A educação em saúde deve ser um processo contínuo que busca orientar melhor a população sobre os benefícios/malefícios sob determinadas situações. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da educação em saúde para os adolescentes do ensino médio em uma escola estadual no município do RJ, em 2013. No que se refere a sistematização do processo, primeiramente, foi realizada uma reunião com a direção da escola com intuito de identificar as necessidades de saúde dos alunos.Com isso, foi acordado fazer uma caixa de sugestão onde cada aluno sem se identificar colocava um tema ou alguma dúvida de saúde que gostariam que fosse esclarecida. Foi explicado e apresentada a caixa de sugestão para todas as turmas dessa escola no turno da manhã a caixa permaneceu na escola durante uma semana e foi colocada na ante-sala da direção. Foram colocados trinta e sete papeis onde os temas sexo e drogas predominaram. Sendo assim, foi feito um cronograma de educação em saúde que abrangesse todas as turmas no turno da manhã e da tarde. Os adolescentes podiam escolher entre ter o tempo livre ou assistir a educação em saúde. Foram feitas apresentações em Power Point pela enfermeira da equipe de saúde da família e seis agentes comunitários desta mesma equipe. As apresentações duravam cerca de quarenta minutos e os alunos podiam interromper a apresentação em qualquer momento para retirar dúvidas ou fazer uma contribuição acerca da sua experiência de vida. Essa experiência nos ajudou a ampliar as relações entre a escola, os alunos e a equipe de saúde da família onde pudemos perceber que os adolescentes são participativos e interessados desde que a equipe de saúde da família saiba trazer uma linguagem adequada com os mesmos e uma temática que interesse o grupo.

Palavras-chave


educação em saúde; saúde na escola; saúde da família