Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente, Samylle Aragão Aires Martins, Nayra Beatriz Almeida Barreto, Danielle Lopes Feitosa, Tailany Angelo dos Santos, Escolástica Rejane Ferreira Moura

Resumo


A adolescência é uma etapa da vida na qual ocorrem rápidas e muitas transformações, além de tudo ser vivido intensamente. Atualmente, 30% das meninas com idade entre 15 e 19 anos têm vida sexual ativa, sendo que apenas 3,6% das meninas e 22,2% dos meninos utilizam preservativo durante as relações sexuais (BRASIL, 2010). Além disso, a gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência. No Brasil, a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas em relação ao que ocorria na década de 70 do século passado (BRASIL, 2010). Diante destes achados, considera-se de extrema necessidade o trabalho sócio-educativo com adolescentes nas escolas, considerando-os agentes transformadores dessa realidade. Este estudo tem como finalidade relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao elaborarem uma atividade educativa sobre gravidez na adolescência em uma Escola Municipal de Fortaleza. O seguinte trabalho tem como método o relato de experiência. A atividade educativa foi desenvolvida em setembro de 2013 em uma escola da rede pública no município de Fortaleza, proposta da disciplina de saúde pública 1 do curso de enfermagem de uma universidade particular do referente município. Como estratégia educativa utilizou-se uma peça teatral. A peça teatral foi realizada com duas turmas de 30 alunos, situados na faixa etária de 13 a 17 anos, com duração de aproximadamente 30 minutos, sendo 15 para cada turma. Desenvolveram-se ações de promoção à saúde do adolescente, com enfoque na sexualidade. Encontrou-se que atividades educativas aos jovens dessa faixa etária são pertinentes, pois através da exposição da temática e com o questionamento dos adolescentes, foi possível identificar que estes se encontravam sem orientação adequada em um período que ocorre a transição da infância para a idade adulta, onde o esclarecimento das dúvidas existentes é fundamental para evitar uma gravidez indesejada. Portanto, evidenciou-se que a estratégia de peça teatral contribuiu no conhecimento dos adolescentes sobre a temática em virtude de sua dinâmica, pela participação ativa dos adolescentes e pelo seu aspecto lúdico. Logo, deve ser promovida como mais uma opção de estratégia educativa para a promoção do conhecimento sobre gravidez na adolescência.

Palavras-chave


Educação em saúde; Gravidez na adolescência; Enfermagem

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil acelera redução na gravidez da adolescência. 2010. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11137 Acesso: 18 nov.2013.