Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O SIGNIFICADO DA GRAVIDEZ PARA AS ADOLESCENTES ASSISTIDAS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA. RIO DE JANEIRO
Maria Regina Bernardo da Silva, Sueli Costa Barros, Raquel Bernardo da Silva

Resumo


O principal objetivo deste trabalho foi identificar o significado da gravidez para as adolescentes que são assistidas no Centro de Referência de Assistência Social no Município de Seropédica. Para atingir tal objetivo, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa. E as responsáveis assinaram o termo de consentimento após a liberação do comitê da Universidade Castelo Branco sob o número 0084/2012. Os dados foram coletados por meio de entrevista. Participaram 10 adolescentes que participavam do Projeto Cegonha. As entrevistadas tinham de 15 a 19 anos de idade, três moravam com seus companheiros, oito das adolescentes eram primíparas. Apenas três planejaram a gravidez. Apesar de num primeiro momento a adolescente ser pega de surpresa por uma gravidez não planejada, o sentimento da maternidade se desenvolveu durante a gestação. A maioria das entrevistadas demonstrou sentimentos de felicidade, mas a tristeza e o medo também foram citados. E o sexo casual foi o mais citado para o motivo da gravidez. Esta investigação verificou que as mães adolescentes desenvolvem sentimentos em relação a seus filhos de forma similar a uma mãe adulta. Ao final do estudo entendeu-se que a representação da gravidez na vida das adolescentes pode se enquadrar como uma realidade na vida dessas jovens, muitas vezes fazendo parte de seus desejos e planos. A gestação nem sempre é planejada, mas, sim, desejada pelas jovens e seus familiares.

Palavras-chave


Gravidez na adolescência, Adolescência, Sentimentos da adolescente.

Referências


DADOORIAN D: Pronta para voar: um olhar sobre a gravidez na adolescência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

GONTIJO, T.D.; MEDEIROS, M. “Tava morta e revivi”. Significado de maternidade para adolescentes com experiência de vida nas ruas. Caderno Saúde Pública. Rio de Janeiro, 2008.

GURGEL, M,G,L et al. Gravidez na adolescência: tendência na  gravidez na produção científica de enfermagem. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, 2008.