Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CONSUMO DE DROGAS ÍLICITAS ENTRE ESCOLARES
Matheus Goncalves Lopes, Bruna Martha Kleinert Halberstadt, Elizane Medianeira Gomes Pires, Leonardo Rigo Guerra, Hellen M. Goulart de Sousa, Lucas Moron, Marielle Kulakowski Obem, Daniel Soares Tavares, Dirce Stein Backes

Resumo


O consumo de substâncias ilícitas entre escolares, tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos. A OMS sugere a utilização do modelo Habilidades de Vida, o qual se configura como um processo de desenvolvimento de competências psicossociais consideradas essenciais para o desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, a instituição escolar tem sido apontada como palco privilegiado para a realização de intervenções de natureza preventiva e educativa. Para tanto objetivou-se identificar os indicadores de risco associados ao consumo de drogas ilícitas em escolares provenientes de escolas públicas de uma comunidade do sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal não experimental, realizada com 535 estudantes do ensino fundamental e médio, representativos de seis escolas públicas de uma comunidade do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário, entre os meses de outubro/2011 e março/2012. Os resultados foram apresentados por distribuição de frequência simples e relativa e razões de chance (OR) e os intervalos de confiança 95% foram calculados para verificar associação entre as variáveis dependentes e independentes. Ainda, uma análise multivariada foi conduzida para o desfecho “você já usou drogas ilícitas?” A análise univariada demonstrou associação entre as variáveis: renda familiar, cor, turno em que estuda, reprovação escolar, utilização de métodos de prevenção, hábito de fumar e se conhece alguém que utiliza drogas, as quais se mostraram associadas ao desfecho já ter experimentado drogas ilícitas. Após a análise multivariada, entretanto, o hábito de fumar foi o único indicador significativamente associado sobre já ter utilizado drogas ilícitas (OR 20,1 CI95% 6,13-65,9). Conclui-se, portanto, que o consumo de tabaco e outras drogas ilícitas entre os escolares é mais frequente que na população em geral, o que reforça a necessidade de um maior conhecimento acerca fenômeno para o desenvolvimento de ações de prevenção e elaboração de políticas específicas dirigidas para esse grupo. O conhecimento dessas variáveis é essencial para o desenvolvimento de estratégias de intervenção eficientes, possibilitando a identificação do problema mesmo antes de sua existência. Entre esses fatores de risco destacam-se características do desenvolvimento psicológico e social do indivíduo e características do próprio meio em que vive, especialmente quanto às condições gerais de oferta e disponibilidade do tabaco e outras drogas ilícitas.

Palavras-chave


Drogas ilícitas; Enfermagem; Fatores de risco; Escolares

Referências


1 Organização Mundial da Saúde. World Health Report, Working Together for Health. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2006.

2 Paiva FS, Rodrigues MC. Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativo. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF; 2008.